Governo do Estado promove ações de acesibilidade no FIG
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 11/7/2012
- 12h31min
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio da Superintendência Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência (SEAD), vem buscando promover, cada vez mais, a inclusão social nos eventos organizados pelo Governo do Estado de Pernambuco, criando mecanismos de acessibilidade para este público.
O 22º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), contará com uma programação bem acessível e inclusiva. A SEAD está capacitando até hoje (11) voluntários para orientar como lidar com pessoas com deficiência. A capacitação está sendo realizada na Universidade de Pernambuco – UPE de Garanhuns, a partir das 17h. Os voluntários vão dar apoio durante todo o festival.
Pelo segundo ano consecutivo, o FIG irá contar com o camarote da acessibilidade, que tem capacidade para 45 pessoas com deficiência. O espaço receberá instituições que trabalham com esse público específico de todas as regiões do estado. Àqueles que não são cadastrados em associações poderão se inscrever para participar do camarote ligando para o telefone (87) 3762.9756 do Conselho da Pessoa com Deficiência de Garanhuns. Segundo Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, os interessados também poderão participar da programação que conta com peças teatrais, números circenses e dança, além dos serviços de audiodescrição e intérpretes de LIBRAS.
Para consolidar a inclusão, o Governo do Estado investiu este ano em artistas com deficiência, incluídos na grade do palco popular, como é o caso do Trio Visões do Forró, composto por deficientes visuais, que tocarão musicas de Luiz Gonzaga, homenageado deste ano do FIG, tornando o festival um exemplo de acessibilidade e inclusão social.
PROGRAMAÇÃO ACESSÍVEL – FIG
CIRCO, DANÇA E TEATRO COM ÁUDIO-DESCRIÇÃO E LIBRAS
Sexta-feira, 13/07
Espetáculo: “Quatro”
Local: Hotel Tavares Correia (Entrada pela Rua Ernesto Dourado), às 16h30.
Duração: 1h10
Sinopse: O espetáculo circense Quatro utiliza-se das linguagens artísticas do circo, teatro, dança e música, além de ginástica rítmica desportiva, para mostrar de forma simples e inovadora quatro ciclos da cultura pernambucana: carnavalesco, junino, afro e natalino. Palhaço, acrobata, contorcionista, malabarista e trapezista são algumas das suas atrações.
Sábado, 14/07
Espetáculo: “O Marajá Sonhador e Outras Histórias” (Teatro para Infância e Juventude)
Local: Parque Euclides Dourado, às16h30.
Duração: 1h
Sinopse: O enredo da peça O Marajá Sonhador é composto por seis histórias narradas, dramatizadas e dançadas por Eliana Carneiro, Naira Carneiro e Guian: O Marajá Sonhador, O Peixinho Dourado, Adabran e o Fogo Sagrado e A Menina e o Gigante (textos da própria autora), além de uma adaptação de Cobra Norato e uma versão do conto russo Vassalissa.
Domingo, 15/07
Espetáculo: “Ana-me”
Local: Praça Dom Moura, s/nº, Santo Antônio, Centro. Às 19h.
Duração: 50 min
Sinopse: Livremente inspirado no conto “Amor” de Clarice Lispector, este espetáculo do Teatro de Senhoritas é um “solo feito a três”. Ele aborda questões relacionadas à vida cotidiana de forma bem humorada e poética.
Segunda-feira, 16/07
Espetáculo: “O Jardim das Rosas Amarelas”
Local: Parque Euclides Dourado, às16h30.
Duração: 40 min
Sinopse: O Jardim das Rosas Amarelas traz ao palco uma reflexão e mensagem sobre a esperança e as possibilidades que cada ser humano é capaz de construir, independentemente do mundo que o rodeia ou das condições em que vive serem favoráveis ou não. A ideia é levar o público a se perguntar se é possível um lugar melhor e qual é o real papel que cada um de nós tem na construção desse espaço.
Terça-feira, 17/07
Espetáculo: “Estéreos Tipos”
Local: Parque Euclides Dourado, às16h30.
Duração: 50 min
Sinopse: Estéreos Tipos é a primeira parte de uma trilogia que relaciona os temas Hip Hop e Fragilidade. Dividido em dois atos ininterruptos (Duas performances simultâneas: “Qual o nome disso?” e espetáculo de grupo “Estéreos Tipos”), propõe um jogo de relações através dos mitos existentes na cultura Hip Hop, organizando-se cenicamente a partir da estética da arte contemporânea, nas suas fronteiras vazadas entre dança, teatro e filosofia.
Quinta-feira, 19/07
Espetáculo: “Acrobatas Aéreos”
Local: Hotel Tavares Correia (Entrada pela Rua Ernesto Dourado), às 16h30.
Duração: 1h15
Sinopse: Espetáculo quase todo aéreo composto por números circenses como cabelo de aço, balé aéreo, corda bamba, giro espacial, lira oscilante e escada giratória. Também tem números com mágicos, malabaristas, ventríloquos, palhaços, trapezistas, acrobatas de solo, cuspidor de fogo, equilibrista e contorcionista.
Sexta-feira, 20/07
Espetáculo: Om Co Tô? Quem Co Sô? Prom Co Vô?
Local: Hotel Tavares Correia (Entrada pela Rua Ernesto Dourado), às 16h30.
Duração: 1h
Sinopse: Num encontro inusitado o palhaço Surubim encanta a plateia com sua ingenuidade em situações de tensão, emoção, técnica e muita graça. De maneira bastante irreverente, este personagem provoca o público para uma vivência divertida e “descompromissada”, por meio das rotinas de um show circense, misturando cenas clássicas e criações próprias, equilibrando-se entre o deboche e a elegância.
Sexta-feira, 20/07
Espetáculo: “Divinas”
Local: Praça Dom Moura, s/nº, Santo Antônio, Centro. Às 19h.
Duração: 55 min
Sinopse: Divinas é uma celebração e apresenta em clima de brincadeira e poesia três figuras contadoras de histórias, na pele das palhaças Uruba (Fabiana Pirro), Bandeira (Odília Nunes) e Zanoia (Lívia Falcão), atravessando tempos e geografias diversas numa caminhada sobre a delicadeza e a força feminina na busca dos sonhos. Tudo em diálogo com a música, a poesia popular e a arte do palhaço.
Sábado, 21/07
Espetáculo: “A Sagração da Primavera”
Local: Parque Euclides Dourado, às16h30.
Duração: 50 min
Sinopse: Num ritual pagão, uma virgem é oferecida aos deuses da primavera em troca da fertilidade da terra. Este é o argumento para uma coreografia que joga luz sobre as sombras da brutalidade e da violência.
