Governo do Estado realiza ação de Prevenção ao uso de Drogas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 05/7/2011
- 14h32min
Tarde na praça. Essa foi a melhor forma de comemorar o Dia Internacional de Prevenção de Uso de Drogas, na última quinta-feira (30), no bairro de Santo Amaro. A ação foi promovida pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social – SEDAS, através do Programa Vida Nova – PVN. O evento teve como tema Drogas: Cuidado como Forma de Prevenção.
Durante toda a tarde, jovens do Centro da Juventude (CJ) de Santo Amaro, do Centro de Referência e Acolhimento ao Usuário de Drogas (CRAUD) e crianças da organização não governamental Organização de Auxílio Fraterno – OAF participaram das atividades promovidas pela Coordenação de Políticas sobre drogas, que está ligada ao PVN.
O objetivo da ação foi contribuir para reflexão com a comunidade de Santo Amaro na prevenção do uso de drogas, com intervenções artísticas como apresentações de grupos folclóricos, de capoeira, da Banda de Forró do Craud, além de ginástica para aquecimento do corpo. A escolha do bairro deu-se pelo fato do mesmo ser um dos focos do Território da Paz, considerado pelo programa Governo Presente, e que nos últimos três anos vêm reduzindo os índices de criminalidade.
Para a secretária Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Ana Arcoverde, a atividade ocorrida na praça foi a melhor maneira de levar aos jovens a questão da prevenção do uso de drogas. “Precisamos mostrar a esses meninos que participam do nosso programa os riscos que as drogas podem trazer em suas vidas. De um jeito divertido e com muita criatividade eles conseguem assimilar melhor a questão do uso das drogas”, destacou.
A literatura de cordel também foi destaque no evento. Os jovens das oficinas de literatura em cordel do CJ criaram versos que destacavam as consequências do uso de drogas. Uma delas é a seguinte: “Para não se tornar ruim, você tem que se cuidar, até porque prevenir é melhor que remediar, respeitando sua saúde isso é só valorizar”.
Outro ponto empolgante do evento foi a Banda de Forró do Craud, que fez alusão a música de Luiz Gonzaga “Aproveita Gente”, com o seguinte refrão: “Eita coisa boa, eita pessoal o CRAUD acolhendo pro tratamento legal. Lá no CRAUD você vai ficar feliz tem gente especializada e que sabe o que diz”.
A coordenadora do Vida Nova, Célia Rejane, declarou a importância do trabalho que vem sendo realizado nas diversas áreas do programa. “São ações como essa que aproveitamos para integrar cada vez mais os nossos jovens. Além de conscientizar eles com relação às drogas”.
O evento contou ainda com barraquinhas montadas na praça, onde os jovens poderam expor trabalhos pedagógicos, grafitagem, comercialização de comidas típicas do período junino e mostra de artesanatos. A jovem Raquel Cruz, 22, que aprendeu a confeccionar blusas nas oficinas do CJ, ressalta como foi lucrativo o aprendizado. “Eu pego algumas blusas minhas e reformo elas, assim economizo mais, e ainda posso fazer para revenda”, destacou.
