Governo Presente realiza mutirão de serviços no Coque e em Porto de Galinhas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 16/11/2015
- 16h35min
Ações educativas, emissão de documentação civil, orientações diversas em saúde, educação ambiental e direitos humanos. Tudo isso faz parte da Rede de Cidadania do Governo Presente, uma ação social integrada com parceiros públicos e privados. Realizada de 9 a 14 de novembro, a iniciativa tomou conta das escolas estaduais Joaquim Nabuco, no Coque, no Recife, e José Mário Alves da Silva, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca.
Na capital pernambucana, durante o mutirão do sábado foram registrados mais de 1.700 atendimentos, com 20 serviços disponibilizados aos moradores da comunidade do Coque, próximo à Rua Imperial. Além disso, os alunos da Escola Estadual Joaquim Nabuco tiveram uma semana cheia de atividades educativas que abordaram temas como direitos humanos, mediação de conflitos e saúde.
Mãe de quatro filhos, Ana Paula, 33 anos, estava toda orgulhosa por levar o filho mais velho Rodrigo para tirar a carteira de identidade. “Ele está terminando o Ensino Médio e os cursos técnicos pedem toda documentação. Pra tirar a segunda via não tenho dinheiro, daí vim numa ação social, pela primeira vez, e o atendimento foi rápido”, disse Ana Paula.
A Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) se uniu à Rede de Cidadania. Seus funcionários tiraram dúvidas da população, levaram orientações e divulgaram o telefone de contato: 0800-081-4421. Através dele a pessoa pode fazer sugestões, denúncias, reclamações e elogios.
IPOJUCA – Em Porto de Galinhas, a Escola Estadual José Mário Alves da Silva foi palco de palestras, da segunda a sexta-feira, sobre direitos humanos (diversidade de gêneros, racismo, pessoas com deficiência e bullying), educação ambiental, prevenção à violência e às drogas. Uma equipe da Celpe esteve na escola, durante a semana, prestando atendimento e cadastrando a comunidade na tarifa social.
O Programa Governo Presente é coordenado pela SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (SEART). A Rede de Cidadania conta com as secretarias estaduais da Mulher, Educação, Defesa Social, Saúde e Justiça e Direitos Humanos, além de outros órgãos públicos e empresas privadas.
