Governo Presente realiza Ocupação Social em barra de Jangada
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 21/10/2014
- 14h39min
Quem estava com problemas ou dúvidas ligadas à Justiça e foi à Ocupação Social de Impacto, do último sábado (18), saiu mais aliviado. A Defensoria Pública, o Procon e o Núcleo de Atendimento Jurídico da Faculdade Metropolitana esclareceram e encaminharam demandas da população. O mutirão de serviços do Programa Governo Presente aconteceu durante toda a manhã na Escola Estadual Professor Benedito Cunha Melo e somou mais de 5 mil atendimentos.
Foi o caso da professora Maria José Martins da Silva (55) que veio em busca de orientações sobre como conseguir a pensão alimentícia. Como a filha precisa solicitar e não poderia estar presente na ação, por trabalhar no comércio e não conseguir dispensa, a mãe foi em seu lugar. Para alívio e satisfação, já saiu da Ocupação com o atendimento agendado para esta semana. O caso será acompanhado pelo Núcleo Jurídico, de forma gratuita.
A dona de casa Maria Lucilene Souza do Nascimento Sales (38), queria saber como dar entrada no pedido da licença maternidade. O pedreiro André Luiz dos Santos (25) e a comerciante Karolina Virgínia Gomes Araújo (27) foram em busca de habilitação para o casamento. Ela aproveitou para também se inscrever na carteira de habilitação popular. Já a panificadora Andréa Maria Alves (47) e o pedreiro Luciano Ricardo da Silva (35) desejavam emitir a segunda via dos respectivos registros de nascimento.
Além dos serviços de orientação jurídica e prevenção contra a violência, quem compareceu a Ocupação Social pode cuidar da saúde com os testes anti-HIV e de glicemia, aferir a pressão arterial e recebeu vacinas contra gripe e hepatite B. Já as crianças puderam aprender a fazer a escovação dos dentes de forma correta, além de receber aplicação de flúor, escova e creme dental.
Coordenada pela executiva de Articulação Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado (SEDSDH), a ação acontece desde o ano passado neste território e atua em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e outras instituições. Ao todo já somam 47.970 atendimentos entre orientação jurídica e preventiva, bem como atendimento direto às pessoas nas áreas de saúde e emissão de documentação. Até o final deste ano, o município receberá mais três Ocupações Sociais. A próxima será no dia 08 de novembro, atendendo ao território de Cajueiro Seco. Em seguida, será a vez de Piedade (22/11) e Guararapes (13/12).
