Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hugo Acero visita o Centro da Juventude de Santo Amaro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 06/9/2013
  • 15h00min

A convite de Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o sociólogo Hugo Acero, visitou o Centro da Juventude de Santo Amaro, que faz parte do Programa Vida Nova da SEDSDH. Na ocasião Hugo, apresentou aos jovens da unidade as experiências vividas em Bogotá, capital da Colômbia, onde foi secretário de segurança.

Por três administrações consecutivas, Hugo Acero, conseguiu reduzir em 70% a taxa de homicídios daquela que era então uma das cidades mais violentas do mundo, Bogotá. O objetivo da visita foi explicar aos jovens assistidos pelo o Centro da Juventude o sucesso de seu programa de diminuição da violência, que é atribuído ao fato de ele aliar medidas de repressão a iniciativas de desenvolvimento social. Na esfera repressiva, a principal ação foi investir na polícia, comprando veículos novos, equipando os policiais com rádios, organizando cursos de capacitação e construindo 181 unidades menores, que ajudaram a agilizar o atendimento à população e a evitar que houvesse áreas sem policiamento.

Na oportunidade, Hugo Acero falou que o Centro da Juventude é um espaço onde os jovens podem receber serviços como educação, saúde e entretenimento. “Aqui pode se trabalhar a cultural de paz relacionada aos direitos básicos que todos os cidadãos têm. O programa do Governo do Estado, Pacto Pela Vida foi inspirado na experiência colombiana. Acho que já está surgindo em Pernambuco ações que podem transformar comunidades como esta de Santo Amaro”, afirmou.

Durante a visita o sociólogo pode conhecer como funciona o Programa Vida Nova e suas ramificações que este ano está dividido em Centro da Juventude Adolescente (14 a 17 anos) e o jovem-adulto (18 a 30 anos), que oferece cursos profissionalizantes, Centro da Criança e do Adolescente (7 a 17 anos), Casa de Passagem, onde os atendidos podem permanecer até 30 dias sendo encaminhados posteriormente para a rede socioassistencial, e a República, que serve como moradia entre 6 meses e um ano, oferecendo apoio aos moradores para que ao término desse período construam uma vida melhor.

Laura Gomes, ressaltou que a visita do ex-secretário de segurança de Bogotá foi um momento de esperança, de que tudo é possível. “ As experiências vividas por Hugo, e o que ele fez na capital da Colômbia, no faz acreditar que se continuarmos lutando, também iremos reduzir o nosso índice de violência. Esse é um dos maiores objetivos que o governador, Eduardo Campos, pretende atingir”, declarou.

-->