Internação compulsória para usuários de drogas é destaque em seminário do CEPAD
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 25/10/2013
- 09h53min
Representando Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Célia Farias, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social abriu nesta nesta quinta-feira (24), no auditório do Banco Central, no bairro da Boa Vista, o seminário “A Saúde Mental e a Proteção Social: Interface com a Justiça, promovido pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (CEPAD). O encontro, que acontece hoje (24) e amanhã (25) conta com a participação do Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vitore Maximiano. O objetivo principal do seminário é discutir o método de internação compulsória para usuários de crack e outras drogas, em Pernambuco.
O seminário iniciou com a apresentação do grupo de percussão, Batuque Atitude, composto por jovens das unidades (apoio e intensivo) do Programa Atitude, do município de Jaboatão dos Guararapes. Eles valorizaram os ritmos pernambucanos como coco, ciranda e maracatu.
O encontro irá abordar dois pontos importantes, no que diz respeito a usuários de crack e outras drogas. A problematização sobre a internação compulsória no tratamento da drogadição nas redes SUS (Sistema Único de Saúde) e SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o internamento compulsório para usuários de crack: concepções subjacentes aos posicionamentos de gestores públicos e profissionais de saúde. Essas duas situações deverão ser discutidas por profissionais da justiça, saúde e assistência social, para que juntos tenham uma mesma linha de raciocínio em casos que a internação compulsória seja necessária. Na ocasião, também será apresentado o Programa Atitude do Governo do Estado, que é coordenado pela SEDSDH.
Vitore Maximiano, destacou que a temática do seminário, é algo bastante atual. “Esse encontro só vem reforçar ainda mais o que estamos discutindo em todo o país. O tema internação compulsória é muito específico e precisa ser trabalhado caso à caso”. Ele ainda acrescenta que: “no Brasil, temos dois desafios para colocarmos em prática. O primeiro é implantar ações de prevenção nas escolas, e o segundo é aumentar a oferta de serviços para quem vivem na dependência química”, ressaltou.
Já Ana Célia, falou da importância de realizar encontros como esse. “Estamos aqui para enfatizar a preocupação do Governo do Estado sobre a temática. Ofertamos os nossos serviços como o Programa Atitude, mais sabemos que precisamos fortalecer esta oferta cada vez mais. Sobre a temática do seminário espero que possamos ao final do encontro, sair daqui com um documento concreto, norteando os passos que deverão ser adotados em casos de internação compulsória”. Ela ainda acrescentou que: “recentemente a pesquisa da Fiocruz mostrou que 80% dos usuários estão interessados em realizarem o tratamento. Isso prova de que estamos no caminho certo, com o Programa Atitude”, afirmou.
Rafael West, presidente do CEPAD e gerente de proteção Social Especial de Alta Complexidade da SEDSDH, declarou que “ o conselho estadual vem trabalhando para que os municípios implantem seus conselhos municipais. É necessário de que todos tenham a preocupação de trabalhar os três eixos principais, que são: prevenção, acolhimento e repressão”, declarou.
A abertura do seminário, contou ainda com a participação do Gerente do Sistema Único de Assistência Social, Joelson Rodrigues, da representante do Conselho Regional de Psicologia e vice-presidente do CEPAD, Melissa Azevedo, do promotor do Ministério Público, Carlos Seabra, da representante da secretaria estadual de Saúde, Luciana Paraíso e da representante da Frente Pernambucana Drogas e Direitos Humanos Carolina Tavares, além de profissionais das áreas de assistência social e saúde.
Visita do Secretário ao Atitude – Em sua passagem por Pernambuco, o secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas, Vitore Maximiniano, visitou duas unidades (intensivo e apoio) do Programa Atitude, localizadas no município de Jaboatão dos Guararapes. Na ocasião ele teve a oportunidade de conhecer os espaços e escutar relatos de jovens que estão ali com um único propósito que é o de se libertar das drogas.
Para o secretário, o programa é uma referência em todo o país. “Em outros estados não existe algo parecido, que oferte serviços com tantas variedades, como é o caso do Programa Atitude, que além realizar um trabalho em combate as drogas, também acompanha esses jovens por um certo tempo, na etapa do Aluguel Social. Esse programa precisa ser reforçado e ampliado em todo o país. À nós gestores de nível Federal e Estadual, cabe a oferta de serviços, com dignidade, sempre acreditando nas pessoas e na recuperação delas. É o nosso dever ”, declarou.
