Ipem autua oito marcas de charque
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 18/3/2011
- 13h05min
Assegurar a proteção do consumidor e promover condições de concorrência justa entre os produtores são funções fundamentais do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Durante o mês de setembro, técnicos do Ipem coletaram 16 marcas de charque, de várias distribuidoras do estado. As marcas tinham o selo de fabricantes do Sul do país, maior parte de São Paulo e Rio de Janeiro. No exame pericial realizado no laboratório de Pré-Medidos do órgão, das dezesseis marcas analisadas foi constatado que 50% apresentaram irregularidade em relação ao peso.
Para cada marca foram coletadas treze unidades de fardo contendo 30 kg cada. “Na embalagem constava 30 kg, quando verificamos na balança, apresentava 29 kg ou 28,5 kg. Na verdade quem sai perdendo é o comerciante que recebe do fornecedor/fabricante. Como o consumidor, geralmente, compra a carne por quilo, acaba levando para casa o peso correto em relação ao preço pago”, destaca o gerente do laboratório de Pré-Medidos do Ipem, Antônio Simões.
Os oito fabricantes reprovados no exame foram autuados e terão que apresentar uma defesa ao órgão no prazo de 10 dias, para justificar a irregularidade encontrada. Além disso, poderão pagar multas que variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão.
“O nosso trabalho diante da sociedade é proteger o consumidor e propiciar condições de concorrência justa entre os produtores”, pontua o presidente do Ipem, Alberto Salazar.
Para denunciar alguma suspeita de irregularidade nos estabelecimentos, a população poderá ligar gratuitamente para a Ouvidoria do órgão: 0800 081 1526, ou acessar o site do órgão para enviar denúncias através do link da ouvidoria: www.ipem.pe.gov.br.
