Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Isaltino participa de evento de formatura do PE no Batente

NOTÍCIAS
  • 07/12/2016
  • 16h23min

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) promoveu, na noite de ontem (06), a solenidade de certificação de mais 150 pessoas que participaram dos cursos promovidos pelo Programa de Inclusão Produtiva (PE no Batente), no Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, no bairro da Imbiribeira – Recife. Presente ao evento, o secretário Isaltino Nascimento disse que, apesar de 2016 ter sido um ano difícil, a Secretaria conseguiu garantir a manutenção de atividades importantes, como o PE no Batente.

Este ano, além dos 150 formandos de ontem (06), a SDSCJ, por meio da Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS), já certificou outros 200 profissionais no primeiro semestre. “O Governo do Estado está garantindo que as pessoas possam se profissionalizar, ocupar o mercado de trabalho e gerar renda”, afirmou Isaltino.
 
O secretário assegurou que os cursos para 2017 já estão garantidos: serão 200 vagas para o primeiro semestre e outras 200 vagas para o segundo semestre. A novidade será a oferta de capacitações voltadas, também, para os jovens de 18 a 29 anos, que procuram o primeiro emprego. Isaltino disse que no início do próximo ano a SDSCJ/SEASS fará uma pesquisa para identificar as demandas de cursos da comunidade.
 
O Programa de Inclusão Produtiva PE no Batente é uma ação estratégica da SDSCJ/SEASS. O principal objetivo é inserir no mundo do trabalho a população de baixa renda, pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, pobreza e extrema pobreza, com deficiência, egressos e cadastrados no CadÚnico, a partir da oferta de cursos de qualificação e o desenvolvimento de competências técnicas e sociais.
 
De acordo com a gerente geral da SEASS, Áquila Melo, desde 2010 o Programa já capacitou mais de 2.000 empreendedores nos cursos oferecidos no CSU Afrânio Godoy. No Estado, o PE no Batente está presente nas 12 Regiões de Desenvolvimento (RDs) de Pernambuco e funciona em parceria com 51 prefeituras municipais. Em todo o Estado, são mais de 8.000 pessoas qualificadas.
 
“Este é um modelo de qualificação profissional de sucesso. Temos dezenas de exemplos de beneficiários que rapidamente ingressaram no mundo do trabalho após concluírem os cursos oferecidos pelo PE no Batente. Muitos tornaram-se microempreendedores e hoje geram a sua própria renda”, disse Áquila Melo, ressaltando a relevância do Programa e a atenção que é dada a ele pelo secretário Isaltino Nascimento.
 
Cursos – Os 150 novos profissionais, certificados ontem (06) à noite, participaram de seis cursos oferecidos neste semestre no CSU da Imbiribeira: Bordado Manual e Customização, Corte e Costura, Serigrafia, Refrigeração, Beleza Estética e Pastelaria. As capacitações são definidas, sempre, a partir das demandas e sugestões da comunidade.
 
A carga horária foi de 200 horas e as aulas foram ministradas nos turnos da tarde e noite, durante três meses e meio. Nesse período os participantes puderam, além do módulo profissional e produtivo, participar do módulo de qualificação social, com aulas de cidadania, direitos humanos, ética, meio ambiente e elevação da escolaridade.
 
“Os cursos são muito bons e a partir deles temos a oportunidade de gerar a nossa própria renda”, afirmou Amara Maria Alves, de 62 anos, residente na Imbiribeira. Ela está concluído a capacitação em Pastelaria, mas já participou dos cursos de Corte e Costura e Bordado Manual e Customização. “As atividades aqui mudaram a minha vida. Até me curei da depressão”, confessou.

-->