Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Isaltino participa de lançamento de edital para combater as drogas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 02/12/2015
  • 15h44min

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, representou o governador Paulo Câmara, nesta quinta-feira (26), no lançamento do edital de contratação de 150 vagas em comunidades terapêuticas para o acolhimento de dependentes de substâncias psicoativas, como crack, álcool e outras drogas. O lançamento foi realizado pela Prefeitura do Recife e ocorreu no Auditório Capiba, no 15º andar do edifício-sede do governo municipal. As 150 vagas nas clínicas terapêuticas serão financiadas pela Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (SECOD) da prefeitura.

 

"Esta é uma iniciativa feliz, um gesto significativo e que demonstra o quanto a Prefeitura do Recife está preocupada na modificação desse quadro. É uma ação necessária, que se soma a um conjunto de outras ações executadas, inclusive em parceria com o Governo do Estado, de combate ao crack, à maconha, ao álcool e outras drogas", afirmou Isaltino Nascimento. O secretário ressaltou que o Estado já tem um programa vitorioso nessa área, o Programa Atitude, coordenado pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), que foi criada no início da sua gestão à frente da SDSCJ.

 

Isaltino disse que atualmente a SEPOD faz um diálogo com as comunidades terapêuticas, um segmento estratégico para parcerias no enfrentamento às drogas. A SDSCJ, inclusive, já promoveu dois seminários com atores e gestores das CTs e, segundo o secretário, que essa interligação será ampliada a partir de 2016. "As comunidades terapêuticas desenvolvem um trabalho persistente para atender e cuidar de milhares de pessoas que precisam ser atendidas".

 

A secretária de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas (Secod), Aline Mariano, fez a apresentação do edital, do funcionamento e participação das CTs. “O edital vem garantir que entidades de natureza privada possam realizar o acolhimento de pessoas com problemas decorrentes do abuso ou dependência de substâncias psicoativas”, explicou. Ela também elogiou a parceria da sua Secretaria com a SDSCJ, através da SEPOD, para que as políticas públicas para esta área sejam executadas a contento, entre elas o mapeamento dos "pontos das cenas de uso".

 

O edital contempla o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas, aprovado no início de maio deste ano e publicado no dia 28 de agosto passado, no Diário Oficial da União (DOU), pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. As instituições habilitadas para prestar o serviço de acolhimento devem ter as suas unidades instaladas no Recife ou municípios da Região Metropolitana do Recife. De acordo com Aline Mariano, a regulação dos espaços será realizada pelo Programa Atitude do Recife, que integra as ações do eixo de tratamento da Secod.

-->