Jovens do Centro da Juventude comemoram o São João
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 28/6/2011
- 13h18min
Os jovens do Centro da Juventude de Santo Amaro comemoraram na última quarta-feira (22) os festejos juninos. Com uma quadrilha estilizada, chamada Quadrilha da Paz, o São João no CJ contagiou a todos. O evento teve início com uma pequena apresentação de slides sobre a vida de Luiz Gonzaga, o grande homenageado da festa. Cerca de 300 jovens participaram da comemoração.
O objetivo do evento foi integrar cada vez mais os jovens nas atividades propostas pelo centro. Toda a festa foi organizada com antecedência e teve a participação ativa dos adolescentes. Tudo foi produzido pelos alunos, com ajuda de professores e familiares.
Neste evento tinha tudo o que uma festa junina poderia ter, comidas típicas, barraca do beijo, quadrilha, personagem folclórico, ornamentações com bandeirinhas, balões e sorteios de cestas junina. O que mais animou o CJ foi a quadrilha, pois todos os alunos participaram e fizeram uma bela coreografia.
O coordenador do centro, João Soares, destacou a importância da participação dos jovens no evento. “Foi uma grande preparação em sala de aula para que eles estivessem aqui tendo um dia de lazer, resgatando a tradição junina”, frisou.
A adolescente Rafaela Fernandes, 20, declara que gosta muito de participar dos eventos que o CJ proporciona. “Fico muito feliz em colaborar com as festas, todos nós participamos e a interação com os amigos cresce mais”, ressaltou.
Todo o evento foi elaborado dentro de uma projeto educacional, onde os jovens receberam dicas dos redutores de danos, que são profissionais do centro, no que diz respeito aos perigos que os balões e fogueiras podem causar, além dos riscos de soltar fogos de artifícios. Outra ação foi a entrega de preservativos com informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis.
O Centro da Juventude faz parte do Programa Vida Nova, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH). O trabalho que o CJ desenvolve é qualificar com cursos profissionalizantes 500 jovens distribuídos nos turnos da manhã e tarde.
