JOVENS DO CENTRO DA JUVENTUDE DESFILAM NO 7 DE SETEMBRO EM SALGUEIRO
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 18/3/2011
- 14h23min
Como manda a tradição, o desfile cívico de 7 de setembro – Dia da Independência – contagiou a população de Salgueiro. Este ano, as instituições educativas, entre elas o Centro da Juventude, que é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), trabalharam o tema “Salgueiro tem Cultura, Diversão e Arte”, com enfoque na importância das manifestações populares a partir de cada bairro, personalidade, linguagem cultural, diversão e formas de arte. A solenidade reuniu secretários do município, a assessora especial do Governo, Cleuza Pereira, que coordena o Programa Mãe Coruja, entre outras autoridades. No roteiro do desfile, as entidades estavam divididas em nove alas, cada uma representada por uma banda marcial e deram um show enriquecido por performances e coreografias.
Os alunos do centro participaram e mostraram a sociedade salgueirense que os adolescentes e jovens do município, também, estão engajados em cultura, diversão e arte, a considerar o trabalho realizado com 100 deles que vivem em situação de vulnerabilidade social no município. Faixas e placas conduziram os pelotões mostrando a valorização da cultura local. Os estudantes fizeram um resgate dos fatos e personagens que marcam a história da cidade, a exemplo de Raimundo Carreiro, Wilson Monteiro, Lourival Dantas e Valdemar Júnior.
O pelotão do CJ teve a participação dos jovens, com destaque para Nicole da Silva Lima, 17 anos, com deficiência física, que fez questão de participar de todo o percurso. Um exemplo de civilidade e cidadania. "Sempre participei dos desfiles do dia 7 de setembro, gosto demais. É muito importante, pois é o momento de mostrar a cara da juventude para o povo de Salgueiro, além de valorizar a nossa cultura local", acrescentou. A coordenadora do Centro da Juventude da cidade, Sabrina Veras, diz que, neste tipo de evento, a participação dos jovens reforça o respeito que eles têm para com a história do Brasil. "O desfile do 7 de setembro, além de ser uma expressão de amor à pátria, representa a prática da liberdade e cidadania, que são conteúdos bastante trabalhados, diariamente, no Centro. Nesta data, os conceitos estudados servem de reflexão pessoal para o jovem, fortalecendo seu papel de cidadão de direitos e deveres", afirma.
