Jovens do Programa Vida Nova são aprovadas no vestibular da UPE
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 11/2/2011
- 19h27min
O listão do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) saiu no dia 10 de dezembro e duas jovens do Programa Vida Nova, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), têm o que comemorar. Elas foram aprovadas no vestibular e vão começar 2010 com vida nova. As duas fazem parte do Centro da Juventude (CJ) de Petrolina. Cintia Raylani Pereira, 19 anos, passou em sexto lugar no curso de Pedagogia e Maria Aline Alves da Silva, 17 anos, vai cursar Letras, sendo a língua inglesa e suas literaturas a escolha da estudante.
A coordenadora do CJ de Petrolina, Maria do Socorro, declarou que foi uma satisfação a aprovação das meninas na UPE. “É uma vitória muito grande. Cantamos parabéns para elas sexta-feira (18) e os colegas fizeram algumas homenagens. É uma vitória para todos nós”, ressaltou. Os colegas do Centro da Juventude receberam as garotas em clima de festa. Estiveram presentes para a homenagem a secretária de ação social do município, Tereza Virgínia e o diretor da Juventude, da Secretaria da Juventude de Petrolina, Robson Rocha.
Esse foi o primeiro vestibular de Maria Aline. A jovem disse que tinha facilidade em inglês e por isso escolheu o curso de Letras e a língua inglesa, como estrangeira, para estudar. Ela estudou sozinha, sem fazer cursinho preparatório para a prova. Segundo a nova universitária, quando o resultado saiu ela ficou muito feliz. “Eu fiquei muito alegre. Foi uma surpresa muito grande”, falou. Maria Aline está ansiosa pelo começo das aulas. “Eu pretendo ser pesquisadora”, comentou a jovem. Ela já participou de oficinas de música e dança no Centro. O Programa Vida Nova, com a bolsa que ele oferece, ajudou a garota a pagar a taxa de R$ 100 para a inscrição do processo seletivo.
Cintia Raylani foi da primeira turma do Centro da Juventude de Petrolina. Ela se formou no curso de qualificação profissional de Auxiliar Administrativo e estagiou pelo curso no Sindicato dos Transportes Coletivos do Vale do São Francisco (Setranvasf). Esse foi o terceiro vestibular que a jovem prestou. Das outras vezes ela tentou para Enfermagem, mas depois se interessou por Pedagogia. Assim como a colega Maria Aline, Cintia estudou sozinha para o processo seletivo da UPE. Quando o resultado foi divulgado, ela se emocionou. “Chorei quando soube que tinha passado, porque não sabia que o resultado tinha saído. Ele ia ser divulgado dia 21, mas foi no dia 10. Uma amiga minha disse que eu tinha passado, aí chorei. Eu nem acreditei. Só acreditei quando vi”, comentou a jovem. Para Cintia, as expectativas nessa nova fase da vida são as melhores possíveis. A garota já tem planos para o futuro. “A princípio eu penso em começar a ensinar, mas depois pretendo fazer especialização em Psicopedagogia”, afirmou Cintia.
O Programa Vida Nova ajudou as duas jovens a pagarem a taxa do vestibular com a bolsa que eles oferecem. Além desse dinheiro, Cintia achou importante o apoio psicológico que o Centro da Juventude deu para ela. “O estímulo que o pessoal deu foi muito importante”, falou. O dinheiro também ajudou em passagens de ônibus para ela ir a uma biblioteca estudar.
Centro da Juventude – Promover um projeto de vida novo para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social é o objetivo do Programa Vida Nova, através dos Centros da Juventude, que são 21 em todo o estado de Pernambuco. Os jovens são qualificados profissionalmente com o propósito de serem inseridos no mercado de trabalho local. Além de atividades esportivas e culturais que fazem parte do dia-a-dia dos jovens, eles recebem alimentação, fardamento, apoio psicológico e psicoativo e uma bolsa no valor de R$100.
