Laura Gomes esclarece dúvidas sobre o CadÚnico em entrevista
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 24/10/2011
- 16h48min
Laura Gomes, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, concedeu hoje entrevista ao programa Bom Dia Pernambuco, da Rede Globo de Televisão, com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população pernambucana sobre a data limite de recadastramento dos inscritos no Cadastro Único – CadÚnico – do Governo Federal.
Na ocasião, Laura Gomes explicou que a data, que anteriormente era até o dia 31 de outubro, foi prorrogada para 30 de dezembro, o que deve favorecer os beneficiários do Programa Bolsa Família do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, e minimiza os transtornos que se estabeleceu em alguns municípios Pernambucanos com filas em suas sedes.
A secretária disse ainda, que apenas se faz necessário realizar o recadastramento quando a pessoa beneficiada se encaixar em um dos três casos: Estar inscrito no CadÚnico e se completou dois anos da última atualização cadastral – recebendo ou não o Bolsa Família; beneficiários do Bolsa Família que visualizam no rodapé do comprovante de saque a data para comparecimento a sede do município; e, por fim, àqueles (as) que dentro desses dois anos tiveram alguma ocorrência na família. Para realizar o recadastramento, é necessário se dirigir a sede do Bolsa Família no município, munido de Certidão de Nascimento ou Casamento; Registro Civil (RG); CPF; Título de Eleitor, Carteira de Trabalho – CTPS e Comprovante de Residência.
CadÚnico em Pernambuco: Em janeiro deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, identificou que mais de 107 mil famílias pernambucanas precisavam realizar o recadastramento no Cadastro Único – CadÚnico, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS. De lá pra cá, mais de 49 mil já fizeram o procedimento. Até dezembro, os gestores estaduais e municipais precisam sensibilizar 58.165 mil famílias, o que equivale a 54% do total de recadastramento.
