Mais de 150 servidores são capacitados em Petrolina
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 18/9/2014
- 17h21min
Por determinação de Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, foi realizada hoje (18), em Petrolina, Sertão do São Francisco, capacitação sobre o tema “Orientação para o atendimento às pessoas com deficiência no serviço público de Pernambuco”. No encontro foi debatido orientações das normais da Política Estadual da Pessoa com Deficiência e da Convenção Internacional da ONU, além de dicas de convivência, acessibilidade estrutural e comunicacional. O encontro que foi coordenado pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, já percorreu outros quatro municípios de Pernambuco e foi realizado no auditório do Sest/Senat para 157 servidores municipais.
Participante da capacitação, a funcionária da Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), Gisneide Brandão, contou já ter passado por dificuldades no atendimento de pessoas surdas e elogiou a ação. “Tem casos que a gente não sabe lidar com o surdo. Uma vez chegou um e eu não soube me comunicar por não saber Libras”, desabafou, aprovando o evento. “A capacitação está sendo muito importante para o nosso trabalho e para multiplicar as experiências”, completou.
Para o Sargento Dias a formação foi produtiva e ajudou na compreensão de novos paradigmas. “Tem coisa que a gente não sabia, como por exemplo, casos de ocorrência com a pessoa com deficiência e quando a gente vai analisar têm pessoas que não conhece os direitos deles e tudo isso facilita para nós”, ressaltou.
De acordo com o chefe da Procuradoria Geral em Petrolina, Ivan Galvão, a atividade é importante para gente capacitar melhor os servidores no atendimento público como um todo. “Evidentemente esse servidor tem que levar em consideração quando pessoas com deficiência nos procuram para resolver algum problema, e de alguma forma tentar atender melhor essas pessoas quando procuram um serviço do Estado. Com essa capacitação eu fortaleci o respeito a diferença e no tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado, então, fica uma lição para gente melhorar cada vez mais”, pontuou.
A série de capacitação promovida pelo Estado realizou até agora cinco encontros nas cidades do Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. Nesta sexta-feira (19) será promovida a última atividade na cidade de Salgueiro, Sertão do Estado. A ação ocorrerá no Instituo Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Salgueiro, a partir das 8h.
Assim como nas outras capacitações, a iniciativa é uma ação conjunta entre a SEDSDH, por meio de sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJDH), além da Procuradoria Geral do Estado – PGE, da Secretaria das Cidades com ações do Detran e da Compesa.
