Memorial da Democracia ficará instalado no DENARC
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 14/10/2014
- 13h43min
Representando o Governo do Estado Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e seu executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes apresentou aos representantes da Comissão Nacional da Verdade – CNV as dependências do Prédio da Polícia Civil/DENARC, localizado na Rua da União, onde será implantado o Memorial da Democracia, onde ainda mantém duas celas originais.
Na oportunidade foi apresentado aos presentes o Projeto do Memorial que funcionará em local estratégico, pois faz parte do Complexo Repressivo do DOPS. Lá abrigará todo o acervo de memórias da repressão, documentos inéditos de órgãos públicos e privados, além de servir para exposições, atividades voltadas para estudantes e promoção de debates. Encerrando a apresentação Bernardo entregou ao presidente Nacional, Pedro Dallari, o Projeto do Memorial da Democracia idealizado pela SEDSDH/SEJUDH.
Conforme destacou o gestor, o objetivo do projeto é transformar em um instrumento de construção da memória coletiva, com foco no fortalecimento da identidade do povo pernambucano, por meio de sua história. O espaço é inspirado no memorial da resistência do antigo DOPS de São Paulo e tem por objetivo preservar a memória nos moldes dos demais existentes em toda a América Latina. Ele lembrou ainda que todo o trabalho é realizado em parceria com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara.
Comissão Nacional da Verdade – Na tarde de ontem (13), no Centro de Convenções de Pernambuco, a CNV em conjunto com a Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Hélder Câmara (CEMVDHC) realizou audiência pública com o objetivo de ouvir os depoimentos dos agentes de repressão sobre violações de direitos humanos na época da ditadura militar e as vítimas da tortura.
