Mudança de vida para reeducando
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 06/3/2012
- 18h12min
Uma nova vida. Assim pode ser considerada a chegada do reeducando “Jorge” à Casa de Apoio ao Egresso e Liberado, no Carmo, em Olinda. O espaço, que pertence à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, passa a ser a partir de hoje (06) o novo lar do surdo, que sem saber nada sobre a própria vida e nem da sua família, foi preso há cerca de três anos sob acusação de assalto a uma residência. Agora, ele passa a receber apoio jurídico, psicosocial e terá direito a acomodação, alimentação e qualificação.
Segundo Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, a mudança de vida de Jorge só está sendo possível por conta da política de direitos humanos desenvolvida no Estado. Ele explicou que uma equipe composta por intérpretes de Libras, psicólogos e assistentes sociais estará acompanhando semanalmente o dia-a-dia dele para identificar algum detalhe sobre a sua vida. “Vamos oferecer todo o conforto e segurança da casa de apoio, mas precisamos, em paralelo, saber tudo sobre a história dele”, comenta. Paulo revelou ainda que será solicitado um exame ósseo para descobrir a idade de Jorge. “A identificação do reeducando será um dos principais passos a ser dado”.
Para que o jovem possa estudar, ter direito a consultas médicas e a benefícios sociais, a SEDSDH estará em busca da sua documentação. Por isso, haverá consultas aos institutos de identificação da Paraíba e de Alagoas, por onde a justiça acredita que Jorge possa ter passado. Além disso, serão feitas consultas a cartórios. Neste caso, Paulo Moraes vai acionar a equipe técnica do Programa Balcão de Direitos, que promove a integração de serviços públicos e de mecanismos de defesa e de acesso a justiça, dando direito à documentação civil, ampliando a erradicação do sub-registro de nascimento e o número de acesso aos demais documentos.
Em paralelo, enquanto estiver na casa de apoio, Jorge terá que seguir algumas regras. Não pode beber, nem usar qualquer tipo de droga ilícita. Não poderá sair só, sem que seja acompanhado por um interprete de Libras. Terá que durmir na casa de apoio, com a condição, inclusive, de retornar às 10 da noite. Além de contribuir com os afazeres domésticos e assistir as palestras oferecida pela coordenação do local. “Jorge” vai dividir o espaço com outros 12 egressos e liberado, sendo 4 pessoas com deficiências.
Uma parceria entre o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Coned e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – Sead, ambos vinculados à SEDSDH, possibilitará que todos os moradores da casa de apoio sejam alfabetizados em Libras, inclusive o mais novo inquilino. Visivelmente satisfeito e gesticulando bastante, Jorge disse que está muito feliz com a mudança de vida e espera encontrar um novo horizonte.
Vida – A história de “Jorge” ficou conhecida pela dificuldade de identifica-lo. Ele não tem documentos e nem endereço. É surdo. Não sabe a Língua Brasileira de Sinais – Libras, nem, tão pouco, é alfabetizado. E para completar, o reeducando não têm referências da família, não sabe onde nasceu, morou, se tem pais, esposa ou filhos.
Ele foi preso no dia 5 de fevereiro de 2009. Segundo a sentença da Justiça, invadiu uma residência em Jardim Atlântico, Olinda, e estava colocando objetos dentro de uma mochila, quando a dona da casa chegou. Durante três horas ameaçou-a com uma faca de cozinha, até que outra pessoa chegou e ele fugiu. Durante a fuga, foi detido. Ainda de acordo com a sentença, confessou o crime na delegacia e na audiência.
