Municípios pernambucanos recebem equipamentos eletrônicos para CRAS
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 19/8/2013
- 16h11min
Representantes dos municípios de Água Preta, Caetés, Catende, Cortês, Jurema, Maraial, Primavera, Quipapá, Ribeirão, São Benedito do Sul, Trindade e Xexéu receberam das mãos da secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, aparelhos eletrônicos e mobiliários para equipar os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A iniciativa que acontece desde o mês de junho, por meio da Gerência de Proteção Social Básica. O evento ocorreu na R. Passo de Santa Cruz, 332 – Bairro de Jiquiá, em Recife.
O objetivo da ação é de fortalecer e melhorar cada vez mais o atendimento às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social e fragilidade de vínculos afetivos. Todos os municípios que foram contemplados e os, que ainda serão, tiveram que assinar um convênio entre a prefeitura e a SEDSDH, onde foram pactuadas metas com o propósito de estruturar, equipar e modernizar a rede de serviços de Proteção Social Básica.
O Governo do Estado exigiu que a escolha desses municípios se desse com base em três aspectos importantes: índices de violência/criminalidade (CVLI – Crimes Violentos Letais Intencionais); de pobreza/vulnerabilidade social; e as cidades que foram atingidas por enchentes nos dois últimos anos. Ao todo serão 55 centros beneficiados com o material. Desta vez as cidades que receberam os aparelhos eletrônicos e os mobiliários.
O CRAS é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Para Laura, os centros direciona à população para os serviços que necessitam. “Ele atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas). É responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Outra missão dele é fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a quebra de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida”, acrescentou.
Cristiane Oliveira, secretária de Assistência Social de Cortês falou em nome dos 12 municípios beneficiados. “Nesse momento em que estamos trabalhando no reordenamento do serviço de assistência social no estado, receber as famílias com fragilidade dos vínculos afetivos em um ambiente acolhedor com mobiliário, TV, DVD, computadores, impressora, ar-condicionado, ventiladores, tudo novo, facilita muito o nosso trabalho”, concluiu.
