Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Núcleo de Mediação reúne moradores da Charneca para mediar conflitos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 05/3/2013
  • 10h17min

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio de sua Executiva de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, entrega hoje (05), o Núcleo de Mediação de Conflitos, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. O espaço será inaugurado às 19h, na Associação de Moradores da Charneca, localizada na rua Joselino Leandro dos Santos.

 

 Nos 12 núcleos em funcionamento, cerca de 150 lideranças comunitárias já atuam na resolução de problemas através do diálogo. Entre os principais conflitos estão: desavenças familiares, de vizinhança, pensão alimentícia, regulamentação de visitas, questão de posse de terra e outros. Os mediadores são pessoas de referência na comunidade capacitadas pela SEJUDH para atuar como facilitadores do diálogo.

 

Na ocasião Paulo Moraes, secretário executivo da SEJUDH irá representar a secretária Laura Gomes da SEDSDH, que destaca a importância de ter núcleos como estes nas comunidades. “Os Núcleos de Mediação de Conflitos tenta solucionar problemas familiares ou de vizinhança, sem que seja necessário ir a polícia ou até mesmo a justiça. Essa é uma forma também de conciliar as pessoas que vivem na comunidade”, destaca.

 

Segundo a gerente de Prevenção e Mediação Comunitária de Conflitos (GPMC) da SEJUDH, Conceição Costa, o núcleo é um importante instrumento de prevenção à violência no Estado. A experiência tem sido extremamente importante, tendo sido levada ainda a outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e recentemente, dezembro/2012, para intercâmbio internacional com os norte-americanos, a convite do governo dos EUA. A experiência foi apresentada nas cidades de Minneapolis, no Estado de Minnesota; Reno, em Nevada e Little Rock, Arkansas.

Vale ressaltar que a mediação é acompanhada por técnicas da Gerência de Prevenção e Mediação Comunitária/SEJUDH, realiza atividades com o Governo Presente, curso com a Polícia Militar e parceria com Prefeituras municipais na ação de interiorização da mediação de conflitos. São 10 núcleos na RMR e 03 no interior: Petrolina, Caruaru e Goiana.

 

 

Serviço: 

Inauguração  Núcleo de Mediação de Conflitos da Charneca, no Cabo de Santo Agostinho

Data: 05 de Março
Local: Associação de Moradores da Charneca – Rua Joselino Leandro dos Santos. Antiga Rua 15. Nº 43.
Horário: 19h

-->