O FEM tem novo orçamento para 2014
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 17/3/2014
- 16h42min
Na manhã de hoje (17), Ana Célia Farias e Paulo Moraes, respectivamente secretários executivos de Desenvolvimento e Assistência Social e de Justiça e Direitos Humanos, estiveram no Centro de Convenções de Pernambuco representando Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para o lançamento da edição 2014 do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM). O FEM foi anunciado pelo governador, Eduardo Campos, durante a abertura do Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE).
Este ano é a segunda edição do FEM, que tem por objetivo destinar aos municípios pernambucanos um investimento R$ de 241 milhões para a infraestrutura, educação, saúde, segurança, desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade. No ano passado foram destinados R$ 228 milhões que contemplou 442 planos de trabalho apresentados pelos municípios. Um percentual de 69% são de obras de infraestrutura urbana: calçamentos, pavimentações, reformas de praças estão entre os exemplos. Até o dia 10 de março de 2014, 22 municípios já haviam encerrado suas obras, e 96 já haviam solicitado a liberação da terceira parcela, o que significa que mais de 60% da obra está concluída
Os municípios já podem apresentar seus projetos a partir desta terça-feira (18/03), de acordo com as demandas de cada um. "O FEM foi construído pelo esforço do Estado, que encontrou um caminho de vencer a burocracia sem perder o controle, respeitando a democracia. Quem escolhe as prioridades é quem está perto do povo. O FEM possibilita que a decisão local chegue à vida de milhões de pernambucanos", afirmou o governador.
Para Ana Célia, essa é mais uma oportunidade que os gestores municipais estão tendo em melhorar seus municípios. “A secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, possui vários programas que beneficia a população que encontra-se em vulnerabilidade social. Com a liberação do recurso pelo Governo do Estado, os municípios poderão ter equipamentos sociais que irão ajudar a vida de muitos que deles necessitam”, declarou.
Os municípios deverão apresentar seus planos de trabalho ao Governo do Estado até o mês de abril. Estes planos terão o prazo de um ano (até abril de 2015) para serem executados.
