Parceria do Estado e PCR qualifica jovens do Centro da Juventude
NOTÍCIAS- 07/4/2016
- 09h52min
Na manha de hoje (18), jovens e profissionais do Centro da Juventude de Santo Amaro, ligados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude – SDSCJ, comandada por Isaltino Nascimento, participaram da solenidade de entrega dos certificados do Projeto de Formação Comunitária – FOCO. O encontro ocorreu na unidade do CJ e contou com a participação de gestores da SDSCJ e PCR, por meio da Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas – SECOD e vereadores da cidade do Recife.
Em uma parceria da SDSCJ e PCR, que coordena o projeto, cerca de 160 pessoas foram beneficiadas com o FOCO, que tem por objetivo realizar a prevenção do uso do crack e outras drogas como proposta voltada para as ações que devem ser trabalhadas dentro das comunidades do Recife. Em duas semanas o público do CJ tornaram-se agentes multiplicadores em prevenção às drogas.
Para Áquila Melo, gerente geral de informação da Assistência Social da SDSCJ, que na ocasião representou o secretário Isaltino Nascimento, destacou que o trabalho chegou em tempo oportuno. “Esse é um trabalho feito de forma integrada. É um trabalho que envolveu todos os que fazem o CJ e o dia de hoje é resultado desse trabalho coletivo”, declarou.
Aline Mariano, secretária da SECOD, disse que já são mais de 1500 agentes multiplicadores espalhados pelo Recife. “Precisamos cada vez mais aumentar esse número de agentes multiplicadores”. Ela ainda acrescentou: “Esse certificado é um pacto de vocês com o governo e é só início do que precisamos percorrer”, ressaltou.
A jovem Iris Márcia, jovem que participou do Projeto FOCO, falou da importância do projeto em sua vida. “Nesse projeto me encontrei, fui usuária de drogas durante nove anos. Essa formação faz com que eu possa ajudar outras pessoas que passam por esse mesmo problema que já passei e tudo só começa quando buscamos ajuda, pois a cura está dentro de nós”, afirmou.
O evento contou com apresentações de grupos culturais que homenagearam o percussionista Naná Vasconcelos, falecido neste mês de março. Espetáculo de dança, que retratou a realidade dura de quem vive nas ruas, foi uma das atrações.
