Penitenciária realiza Semana do Preso
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 10/2/2011
- 13h45min
A Penitenciaria Juiz Plácido de Souza (PJPS) em Caruaru, órgão coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), está realizando a Semana do Preso. O evento, que teve início ontem (9) e terminará no dia 16 de agosto, tem o objetivo de propiciar aos detentos momentos de reflexão sobre temáticas de interesse à sua condição social, contribuindo, dessa forma, para a ressocialização. A PJPS também irá aproveitar a oportunidade para desenvolver atividades educativas/recreativas e prestar serviços de saúde e higiene.
A população carcerária vai participar de palestras que buscam alertar e informar, tais como, As Drogas e os Seus Efeitos, Cuidando do Corpo Para a Saúde da Mente, Perdão: É Necessário, Que Direitos Eu Tenho no Ambiente Penitenciário, entre outros. Os detentos também serão inseridos em dinâmicas de grupos que visam a interação.
A programação da semana ainda inclui a exibição de filmes que sugerem questionamentos (Em Busca da Felicidade e Vida Maria), oficinas, exposição e venda de artesanato feita pelos detentos, apresentações (Hip Hop, Capoeira, teatro chá de poesias), torneios (futebol, videogame, sinuca), atrações musicais e atividades religiosas.
Para a diretora da penitenciária Cirlene Rocha, a iniciativa é importante para dar continuidade ao processo de ressocialização que é desenvolvido. “Muitas pessoas perguntam, por que promover uma semana para os presos? Vamos comemorar o quê? Na verdade nós não vamos estar comemorando e sim promovendo uma ação que busca semear a cidadania, o direito e o dever de cada um. Queremos fornecer informações e atividades educativas que ajudem os detentos a lidar melhor com o dia-a-dia no presídio. Tudo com o objetivo de ressocializar”, afirmou.
