Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco é modelo no atendimento a usuários de drogas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 04/3/2015
  • 09h44min

Na manhã de hoje (03), gestores da assistência social e da saúde do município de Juiz de Fora, Minas Gerais, vieram à Pernambuco conhecer a experiência exitosa do Programa Atitude. A comitiva foi composta pelos secretários de Saúde, José Laerte; de Governo, José Sóter; de Desenvolvimento Social, Flávio Cheker; a coordenadora de Saúde Mental do município, Andréa Stenner e do chefe de Proteção Especial, Lindomar Silva.

No primeiro momento o grupo conheceu o Atitude Apoio, localizado no bairro do Parnamirim, onde foram recebidos pelo secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento; a secretária Executiva de Políticas sobre Drogas, Márcia Ribeiro, pelo superintendente de Atenção aos Usuários de Drogas e seus Familiares, Rafael West e técnicos sociais da unidade. Na ocasião, Rafael detalhou o funcionamento do Programa, onde foram apresentadas as quatro modalidades, Atitude nas Ruas, Atitude Apoio, Atitude Intensivo e o Aluguel Social.

Para Isaltino a visita dos representantes do governo de Juiz de Fora, mostra que o Programa Atitude está servindo de modelo para outros Estados e municípios. “O nosso trabalho está sendo reconhecido e servindo para que em outras localidades utilizem o nosso modelo de gestão. Nesse novo governo estamos trabalhando para ampliar os nossos serviços, por isso houve a necessidade de se criar uma secretaria executiva direcionada a Políticas sobre Drogas. Isso faz com que cada vez mais seja feita ações de forma articulada com outras secretarias como saúde e educação”, declarou.

Segundo José Laerte, secretário de Saúde de Juiz de Fora, a vinda a Pernambuco está sendo de extrema importância para conhecimento de experiências a ser aproveitadas. “Tivemos a oportunidade de conhecer o Programa Atitude no final do ano passado, em encontro que ocorreu em Brasília. Na ocasião, ficamos curiosos em conhecer de perto esse programa, por isso estamos aqui hoje com o objetivo de aproveitar algumas das vivências e replicá-las no nosso município já que aderimos ao Programa Crack é Possível Vencer, do governo federal, destacou.

Além do Atitude Apoio, os representantes de Juiz de Fora conheceram o Atitude Acolhimento. Amanhã (04), eles irão conhecer os serviços prestados aos usuários de álcool e outras drogas da prefeitura do Recife.

-->