Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco é modelo no combate às drogas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 19/4/2013
  • 16h52min

Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos recebeu hoje (19) à tarde, em seu gabinete, a vice-prefeita de Natal, Wilma Maria Faria e seu marido José Maurício de Souza Filho. A visita teve por objetivo conhecer as ações que a secretaria vem desenvolvendo com relação as drogas. Na ocasião, Laura juntamente com Rafael West, gerente de Proteção Social Especial de alta Complexidade e coordenador do Programa Atitude, apresentou o programa que faz parte do eixo de prevenção ao uso de drogas do Pacto Pela Vida.


Um dos pontos de destaque do encontro foi o número de atendimentos prestados à população pernambucana. Só em 2012, o Atitude realizou 18.203 atendimentos, ou seja, 3,6 mil pessoas foram atendidas em uma ou nas quatro modalidades do serviço: Atitude Acolhimento Apoio; Atitude Acolhimento Intensivo; Atitude nas Ruas; e Atitude Aluguel Social. Outro ponto importante da reunião foi o investimento que o Governo do Estado vem fazendo, por meio da SEDSDH desde 2011, primeiro ano de funcionamento do programa. Neste ano, a secretaria investiu mais de R$ 5 milhões em ações de enfrentamento às drogas. Em 2012, o valor dos recursos triplicou com relação ao que foi investido no ano anterior, superando R$ 15 milhões.


 

Segundo Laura, esse encontro foi muito importante, pois além de apresentar o programa mostra que Pernambuco realiza um trabalho que serve como referência para outros estados. “ A vinda Wilma à Pernambuco é mais uma forma de podermos divulgarmos o nosso trabalho com relação as drogas para os estados. Sabemos que esse é um problema de todo o país, e por isso precisamos unirmos forças e passar nossas experiências para que outras localidades também tenham trabalhos semelhantes ao nosso”, frisou Laura.


 

Para Wilma, o Programa Atitude é exemplo para ser copiado. “ Venho até Pernambuco para conhecer como funciona as ações voltadas para os usuários de drogas. Sei que aqui é um trabalho a nível estadual. O meu objetivo é tentar realizar algo semelhante a nível municipal, já que sabemos que é de responsabilidade do município, de acordo com a Política de Assistência Social, a execução das atividades”, frisou.


 

Rafael West acrescentou que ainda este ano está previsto que o serviço chegue a outras cidades pernambucanas. “A proposta é que as ações sejam ampliadas, possibilitando, inclusive, a interface permanente com outras políticas públicas, como a saúde, educação, e o esporte”, ressaltou.



 

-->