Pernambuco no Batente oferece curso profissionalizante
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 17/10/2013
- 13h55min
Com o objetivo de inclusão social, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, oferece no Centro Social Urbano Afrânio Godoy cursos profissionalizantes que fazem parte do Programa Pernambuco no Batente. Esses cursos atendem a população das comunidades da Vila da Imbiribeira e Ilha de Deus, localizadas no bairro da Imbiribeira.
Os cursos de eletricistas, encanador, corte e costura, serigrafia, bordado industrial e beleza e estética são ministrados nos turnos de tarde e noite para 500 pessoas das comunidades da Vila da Imbiribeira e Ilha de Deus, que estão inscritas no Cadastro Único (cadastro que registra todos os beneficiários dos programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS).
Entre esses cursos um dos mais procurados está o de Beleza e Estética. As aulas que têm duração de quatro meses, são divididas em três etapas (teórica, prática e produtiva) e contempla uma média de 40 pessoas por turno. Os alunos aprendem a realizare massagem corporal, limpeza de pele, depilação, corte de cabelo, penteados, escovas progressivas, além de se profissionalizar como manicure e pedicure.
A instrutora do curso Eliane Batista de Oliveira, destacou a importância de passar seus conhecimentos para pessoas de comunidades carentes. “Me sinto feliz em poder contribuir de alguma forma com esses alunos. Aqui passo tudo o que sei, com amor. Esse trabalho está cada vez mais me trazendo resultados prazerosos”, afirmou.
O Programa Pernambuco no Batente foi criado em 2007, e vem promovendo a inclusão social e produtiva de indivíduos em situação de pobreza e extrema pobreza, acima de 15 anos, com nível de escolaridade a partir da alfabetização, em situação de vulnerabilidade pessoal, social e econômica, em situação de risco pessoal e/ou social, mulheres chefes de famílias e pessoas com deficiência inseridas no Cadastro Único dos Programas Sociais. O programa tem por objetivo inserir as pessoas no mundo produtivo, para que os mesmos gerem renda para o próprio sustento.
