Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pernambuco no Batente promove cursos em comunidades do Recife

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 29/4/2013
  • 11h19min

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), por meio de sua executiva de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) promoveu no prédio da Escola Fazendária de Pernambuco uma capacitação para profissionais, selecionados pela SEDSDH, para atuarem no Programa Pernambuco no Batente, do Centro Social Urbano (CSU) da Imbiribeira.  A ação foi coordenada pela Gerência de Proteção Social Básica, da SEDSDH.

O encontro teve por objetivo capacitar 20 profissionais, entre eles, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores esportivos e culturais, supervisores e coordenadores. O Programa Pernambuco no Batente irá oferecer cursos profissionalizantes para 500 pessoas das comunidades de Ilha de Deus e Vila da Imbiribeira, cadastrada no Cadastro Único (sistema que registra todos os beneficiários dos programas sociais do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)).

Ao todo o programa irá oferecer oito cursos, entre eles estão os de corte e costura, informática, artesanato, serigrafia, áudio, vídeo e fotografia. Serão formadas 16 turmas com 30 pessoas, podendo  aumentar esse número, de acordo com a demanda para determinado curso.

Representando a secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, Ana Célia Farias, a gerente de Proteção Social Especial, Rafaela Viana destacou a importância de iniciar as atividades de um programa que beneficia a população carente. “O Governo do Estado tem com meta prioritária o funcionamento do programa. Essa unidade da Imbiribeira, que irá beneficiar as comunidades da Ilha de Deus  e Vila da Imbiribeira será o ponto de partida para os 41 municípios que irão ser contemplados com o Pernambuco no Batente, ainda este ano”. Ela ainda acrescenta, “A gestão do programa é de forma compartilhada. Isso quer dizer que, iremos coordenar com o apoio da comunidade”, ressaltou.

A pedagoga, Fernanda Luna, que fará parte da equipe de trabalho do programa falou sobre sua expectativa nesta nova missão. “Já trabalhei na área social. Só que dessa vez o foco é diferente. Irei repassar para os alunos o meu conhecimento de ensino voltado para a inclusão produtiva, que é o objetivo do programa”, frisou.

O Pernambuco no Batente é dividido em três etapas. A primeira tem como meta a elevação de escolaridade, inclusão social, o empreendedorismo e a economia solidária. A segunda é voltada para a qualificação profissional. E a terceira dirige seu foco para a qualificação produtiva.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

-->