Pernambuco recebe mostra “Para Todos”
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 07/11/2012
- 16h33min
Acompanhada de Antônio José Ferreira, secretario Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica – SDH-PR, e do superintendente Estadual de Apoio a Pessoa com Deficiência – SEAD, João Rocha, Laura Gomes, secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, abriu na manhã de hoje (07), a mostra “Para Todos”, movimento das pessoas com deficiência no Brasil. O evento ficará aberto para visitação pública até o dia 24 de novembro, no 3º andar do Aeroporto Internacional dos Guararapes.
A mostra é promovida pela Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência da SDH-PR, organização dos Estados Ibero Americanos e SEDSDH. A exposição “Para Todos”conta com recursos de acessibilidade, permitindo a todas as pessoas sem exceção ao acesso às informações.
Segundo Antônio José os visitantes conhecerão toda a história da discriminação sofrida e a luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos, além de mostrar como eles se organizaram e saíram do anonimato, a que foram relegados por séculos, como reivindicaram o espaço que hoje ocupam e como lutaram pelos seus direitos, o que ocasionou à saída do campo assistencialista para o dos direitos humanos.
Na oportunidade, Laura Gomes falou do esforço que o Governo de Estado vem fazendo para o fortalecimento da garantia de direitos do deficiente. “Temos avançado na inclusão e na acessibilidade, de pessoas com deficiência na cultura, no turismo, no emprego, na saúde, na educação”, declarou. Laura falou ainda da importância do programa Pernambuco Conduz e das ações realizadas pelo Estado. “O Pernambuco Conduz assegura o transporte adaptado, gratuito, para tratamentos de saúde de quem tem dificuldade severa de mobilidade, ampliamos espaços da educação formal, capacitamos profissionais, distribuímos carteiras de livre acesso, abrimos camarotes da acessibilidade nos principais eventos públicos. O que vemos na amostra, com placas em Braile, piso tátil, libras, áudio descrição, é parte de nossa cartilha diária”, declarou.
O superintendente da SEAD, João Rocha, considera a relevância do evento. “Observo a importância desta exposição como forma de reconhecer a todos e todas que se doaram à luta desse movimento, bem como, trazer ao conhecimento da população que os direitos garantidos as pessoas com deficiência vem sendo conquistado há bastante tempo. Apesar de ainda faltar muito para o efetivo exercício da cidadania desse seguimento da sociedade”, declarou.
Felipe Correia, 24 anos, surdo, aluno do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pernambuco, considera eventos desse tipo de extrema importância. “ É importante não só para os deficientes, mas para todas as pessoas, porque mostra como começou a história e a luta para conquistarmos o nosso lugar na sociedade. Infelizmente ainda somos vistos como pessoas dependentes, o que discordo, pois podemos fazer coisas sós, além de termos nosso poder de decisão, autonomia e entendermos tudo com clareza”, declarou.
O evento contou ainda com a presença da diretora da Organização dos Estados Ibero Americanos – OEI, Ivana de Siqueira, a secretaria de Cidadania de Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma, representantes do Banco de Brasil e segmentos da pessoa com deficiência de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Nazaré e São Lourenço da Mata.
