Pessoas com deficiência marcam presença na Semana de Direitos Humanos
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 25/3/2014
- 08h04min
A Semana de Direitos Humanos acontecerá a partir desta segunda-feira no agreste meridional, onde a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD estará promovendo uma oficina de libras, em Garanhuns, voltada para familiares e professores, no período de 26 a 28 de março.
A jornada de 2014 da Semana iniciou a reunindo a maior quantidade de pessoas com deficiência, desde a sua criação, no município de Ouricuri. Neste primeiro momento, o evento promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, levou ao Sertão do Araripe os serviços de emissão de documentos, vacinas, orientação jurídica e social, arte e cultura, tendo como foco a defesa da democracia, assim como a combate à discriminação de gênero e raça.
Coube à equipe da SEAD, a articulação do segmento por meio de visitas à Secretaria de Educação e ao Conselho da Pessoa com Deficiência de Ouricuri. Além da convocação direta feita durante entrevista à Rádio Voluntários da Pátria, do município.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade em relação à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, Marina Duarte, coordenadora do Núcleo de Empregabilidade da SEAD, e Aline Maelly, intérprete de Libras, comandaram na quinta-feira, 20, a oficina “Direitos Humanos no olhar da pessoa com deficiência”, buscando refletir sobre as especificidades das quatro áreas de deficiência: física, auditiva, visual e intelectual.
Quase 70 pessoas, entre gestores, familiares e pessoas com deficiência atenderam ao convite e compareceram à escola Estadual Dom Idílio José Soares, que tem tradição no trabalho de inclusão em Ouricuri. Vale ressaltar que também estiveram presentes representantes de cidades vizinhas como Trindade e Araripina.
Na oportunidade foram repassadas informações sobre como formar uma associação representativa do segmento da deficiência auditiva. Além de explicar sobre acessibilidade, práticas inclusivas, Pronatec e o mais importante, a convivência da pessoa com deficiência.
