Plano de Ação para segurança alimentar será implantado em Unidades Prisionais
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 23/4/2014
- 11h15min
Na manhã de hoje (23), Bernardo D’Almeida, secretário estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) de Pernambuco, presidiu, na Secretaria de Planejamento, reunião da CAISAN com o objetivo de apresentar o Plano de Ação das Unidades Prisionais.
A Caisan é composta por 11 secretarias estaduais, onde os secretários são os titulares e indicam um suplente para participar das reuniões. Esse encontro que ocorre duas vezes ao ano, teve o propósito de detalhar o Plano de Ação das Unidades Prisionais, que será executado por seis (SEDSDH; SES; SEE; SARA; SEMAS e STQE) das 11 secretarias que compõe a Caisan. Segundo Mariana Suassuna, superintendente das Ações de Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN) da SEDSDH, esse plano tem o intuito de melhorar as condições alimentares e nutricionais, neste primeiro momento, dos reeducandos do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), um dos três do Complexo Prisional do Curado. A proposta é reformar a cozinha da unidade; ampliar a produção de peixes e hortaliças; realizar um levantamento diagnosticando os hipertensos, diabéticos e portadores de HIV; promover capacitação, para os reeducandos utilizarem os alimentos de forma adequada e desenvolver um trabalho educativo de reciclagem com lixo.
De acordo com Bernardo, a execução do Plano, é essencial para uma melhor qualidade de vida dos reeducandos. “Sempre buscamos garantir os direitos humanos de todo cidadão. Aplicar e sugerir dentro das unidades prisionais como realizar uma alimentação adequada e saudável, sempre buscando a educação alimentar e nutricional, é algo que estamos implantando nos presídios. Não podemos deixar de lado a alimentação dos privados de liberdade, por isso é que estamos intensificando também o trabalho de nutricionistas dentro das unidades”, declarou.
Pernambuco vem trabalhando o direito à alimentação adequada em todas as Regiões de Desenvolvimento. O Estado foi o primeiro no Brasil a lançar o Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (Planesan) 2013-2015, que atualmente encontra-se em processo de monitoramento e revisão. O Planesan é pautado em sete diretrizes, entre elas a instalação de processos permanentes de educação alimentar e nutricional e a promoção do abastecimento e estruturação de sistemas descentralizadas.
Estiveram presentes na reunião Aldo dos Santos, secretário de Agricultura, representantes das Secretarias Estaduais de Educação; Criança e Juventude; Saúde; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Ciência e Tecnologia; Planejamento e Gestão; Trabalho Qualificação e Empreendedorismo e da Secretaria Executiva de Ressocialização.
CAISAN – É um órgão deliberativo, de caráter executivo, que tem como objetivo articular, utilizando seus instrumentos de gestão, as ações desenvolvidas nas Secretarias de Estado e suas vinculadas, que visem assegurar o direito humano à alimentação adequada.
