PMs sensibilizados sobre direitos infanto-juvenis
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 22/1/2016
- 15h45min
Policiais militares das unidades especializadas e batalhões do Recife, da Região Metropolitana e do Batalhão Especial de Polícia do Interior (Bepi) participaram, na manhã desta sexta-feira (22), de uma sensibilização promovida por técnicos da Secretaria Executiva de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ). Foi um trabalho voltado para orientar e esclarecer os policiais durante as suas atividades no Carnaval.
A sensibilização faz parte das atividades desenvolvidas pela SEPCJ, sobretudo nos períodos de realização de grandes eventos, como o Carnaval. São justamente nessas épocas que se registram os maiores números de violações de direitos, sendo o mais comum a exploração do trabalho infantil. Durante a capacitação, houve uma reflexão sobre os direitos da criança e do adolescente, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Houve a apresentação do vídeo intitulado “O que é abuso?” e um pouco da história de elaboração do ECA, debate sobre o sistema de garantia de direitos do público infanto-juvenil e ações integradas da PM com a toda a rede de proteção. De acordo com a gerente de Políticas para a Criança, Bernadeth Gondim, as palestras são realizadas para sensibilizar grande número de pessoas e profissionais, sobretudo aqueles que estão diretamente envolvidos em ações que visam a garantia de direitos da criança e do adolescente.
A SEPCJ realizará outras sensibilizações junto aos taxistas, rede hoteleira e associações que reúnem donos de bares e restaurantes sobre as questões relacionadas á exploração do trabalho infantil, combate à exploração sexual, comercialização de bebidas alcoólicas e consumo de drogas. “Eventos como estes são importantes para que a corporação possa se reciclar, conhecer e discutir formas de articulação conjunta com outros órgãos”, disse o diretor de Articulação Social e Direitos Humanos da PM, coronel Gustavo Alves.
Segundo o oficial da PM, os cerca de 40 policiais que representaram os batalhões de áreas e batalhões especializados saíram da sensibilização com o compromisso de serem multiplicadores de informações. “As informações recebidas aqui, hoje, irão ajudar muito na atuação da tropa durante o Carnaval”, finalizou o coronel Gustavo Alves.
