Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População da Mata Sul elege ações cidadania como prioridade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 25/4/2015
  • 13h24min

O penúltimo Seminário Todos por Pernambuco, da terceira edição, chegou na sexta-feira (24) à Zona da Mata Sul pernambucana, depois de percorrer, desde o início de março, outras dez Regiões de Desenvolvimento (RD) do Estado. Ontem, o evento aconteceu nas dependências da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul (Famasul), em Palmares.

Da mesma forma como ocorreu na quinta-feira (23), no evento de Timbaúba (Zona da Mata Norte), a sala temática mais procurada foi a de Cidadania, coordenada pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento. Foram registrados 600 participantes.

“É uma demonstração de que a população da Zona da Mata Sul entende o Todos Por Pernambuco como um espaço para a consolidação e o fortalecimento das políticas voltadas para a área social”, comemorou o secretário Isaltino Nascimento. Ao final da plenária foram contabilizadas a discussão (in loco) de 73 propostas e registradas outras 571 sugestões em formulários. Estiveram presentes representantes de 25 associações, de 17 conselhos, 11 coletivos, dois sindicatos e 36 CRAS e CREAS da região.

As discussões na área de Cidadania incluem temas relacionados à promoção da igualdade, esporte e lazer, direitos humanos, mercado de trabalho, criança e juventude, mulher, idoso, desenvolvimento social e assistência social.

As principais demandas apresentadas nessas áreas pela população e representantes da Zona da Mata Sul (formada por 24 municípios), estão voltadas, principalmente, às questões relacionadas com a juventude, atenção à mulher, capacitação profissional e políticas de enfrentamento ao consumo de drogas.

“Foi um encontro muito positivo. Foram apresentadas inúmeras propostas voltadas para os segmentos de proteção à mulher, como a instalação de uma Delegacia Regional da Mulher; criança e adolescente, com a reivindicação de criação de uma GPCA e mais investimentos nas Casas da Juventude; direitos humanos, políticas sobre drogas e ações regionalizadas, política de proteção ao idoso e defesa do segmento LGBT”, enumerou o secretário Isaltino Nascimento.

O secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude (SEPCJ), João Suassuna, disse que, apesar das particularidades de cada uma das regiões por onde passou o Seminário Todos Por Pernambuco, as reivindicações para a área de juventude são semelhantes. “Estamos atentos e vamos manter os investimentos para este segmento, que foi prioridade durante o governo de Eduardo Campos e continua com a mesma prioridade na administração do governador Paulo Câmara”, garantiu.

-->