Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

População de Rua recebe serviços da assistência social e saúde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 29/11/2013
  • 15h56min

Por sugestão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, da Organização das Nações Unidas e do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, o Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), realizou o primeiro encontro Norte/Nordeste de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua.


O Fórum, que foi criado em 2011, oferece serviços da assistência social e saúde. Ele é composto por representantes de seis municípios prioritários (Recife, Olinda, Camaragibe, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho), pela sociedade civil e por organizações não-governamentais, entre elas está a Pastoral do Povo de Rua; O Pequeno Nazareno e o Movimento Ruas e Praças.


A iniciativa, que aconteceu na Praça da Rua da Aurora, em Recife, teve o objetivo de promover aos moradores de rua, oficinas, onde eles puderam tirar dúvidas e expressar as necessidades desse público específico. Foram criados três grupos: Criança e Adolescente em Situação de Rua; Criança e Adolescente em Acolhimento Institucional e Educadores que trabalham com população de rua. Ao final, cada um dos grupos elegeram seus representantes para apresentar, em audiência pública, à Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa de Pernambuco, presidida pelo Deputado Estadual, Betinho Gomes, alternativas para uma melhor qualidade de vida.


Segundo Laura Gomes, secretária da SEDSDH, esse momento mostra a preocupação do Governo do Estado em oferecer serviços e atendimento em prol dos moradores de rua. “Trabalhamos sempre com a proposta de ajudar e solucionar problemas das pessoas que encontram-se em vulnerabilidade social e risco. Essa ação é uma das maneiras que encontramos para aproximar cada vez mais esse público da nossa equipe técnica, que tem um trabalho específico para esta população”, declarou.


Já Lioniza Santos, gerente de proteção social de média complexidade da SEDSDH o encontro de Crianças e Adolescente em Situação de Rua, irá ocorrer em todos os estados brasileiros. “A proposta do governo federal é fortalecer os serviços prestados a população de rua. Nós como governo do estado, temos o dever de prestar esse atendimento e proporcionar a essas pessoas alternativas para que saiam da situação em que se encontram”, afirmou.


Além das oficinas o encontro proporcionou, para cerca de 200 pessoas, vacinação; teste de glicose; aferição de pressão e testagem de tuberculose. Na ocasião também ofereceu café da manhã e almoço.

-->