Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prevenção no combate à violência contra população LGBT

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 18/4/2013
  • 10h57min

Só este ano, 11 mortes envolvendo homossexuais aconteceram no Estado em circunstâncias semelhantes. Para o Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), programa vinculado à Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), o trabalho junto à Secretaria de Defesa Social (SDS), amplia a perspectiva da formação dos policiais nas discussões acerca dos homicídios.

De acordo com o coordenador do CECH, o advogado, Rhemo Guedes, o centro atende os casos como homofobia, haja vista a vulnerabilidade LGBT em virtude do preconceito e discriminação. “A ideia do Centro é atuar na prevenção. Nas formações com a polícia iremos orientar como dialogar com o segmento no sentido da prevenção e solução dos crimes”, destacou. Ainda segundo Rhemo, o isolamento e invisibilidade da população LGBT representam outros fatores que colocam a vida em risco. “Os homossexuais sentem-se proibidos de exprimir seus sentimentos em público”, disse.


A homofobia pode ser apontada como resultado direto da exclusão social e da negação de direitos assegurados à população LGBT, tornando-a mais vulnerável a crimes que colocam em risco sua vida e integridade. “Enxergamos a homofobia como um problema público de justiça e cidadania entre sociedade e governos”, acrescentou o coordenador do CECH.


Inserido nesse contexto, a cidade do Cabo de Santo Agostinho, Mata Sul do Estado, recebe destaque devido ao elevado número de crimes contra LGBT ocorrido no município. O último caso teve como vítima o ator Marcelo José da Silva, 39 anos, morto a facadas no último dia 04 de abril, na praia de Enseada dos Corais.

Uma audiência pública será realizada em parceria com o município e o fórum LGBT de Pernambuco, para discutir formas de atuação e prevenção a este tipo de violência. “O CECH acredita na parceria com o movimento LGBT de Pernambuco e o diálogo permanente com o fórum para disseminação da temática na demais regiões do estado”, ressaltou Rhemo.

 

 

-->