Programa Atitude é destaque no 11º Congresso de HIV/AIDS em Curitiba
NOTÍCIAS- 29/9/2017
- 14h56min
A Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), dirigida por Márcia Ribeiro, participou, de 26/09 a 29/09, em Curitiba, do 11º Congresso de HIV/AIDS. Durante o evento, foram discutidas as vulnerabilidades dos usuários de drogas ao HIV/AIDS e outras doenças transmissíveis. A SEPOD integra a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sob a gestão do secretário Roberto Franca.
A superintendente de Atenção aos Usuários de Drogas e seus Familiares Malu Freire, que integra a SEPOD, apresentou, no Palco da Vila Social, o Programa do Governo Paulo Câmara voltado ao cuidado às pessoas que fazem uso de drogas com alta exposição à violência (Programa Atitude), bem como informações referentes à prevalência de HIV, Hepatites e Sífilis entre os beneficiários do Atitude, as estratégias de articulação com a rede de saúde para diagnóstico e tratamento e os desafios para os gestores e trabalhadores da assistência social e saúde.
Márcia Ribeiro e Malu Freire participaram, ainda, de duas importantes reuniões de articulação. A primeira delas com a Diretora do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS Brasil), Georgiana Braga-Orillard, que também contou com a participação de representantes da FIOCRUZ e do município de São Paulo. "Na oportunidade, foram debatidas as vulnerabilidades em relação ao HIV/AIDS de pessoas que fazem uso abusivo de crack e outras drogas não injetáveis, e a necessidade de inclusão desse público na agenda dos organismos internacionais na identificação de estratégias de intervenção", explicou Márcia Ribeiro.
A segunda reunião ocorreu com a Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Aids e Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde, Adele Benzaken. "Foram discutidas as estratégias de intervenção junto aos usuários de drogas com múltiplas vulnerabilidades, apresentando a experiência do Programa Atitude", ressaltou Malu Freire .
A SEPOD também participou de uma roda de diálogo com representantes dos movimentos sociais ABORDA (Associação Brasileira de Redução de Danos) e REDUC (Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos), para discussão da redução de danos e a Política sobre Drogas no Brasil.
