Programa Atitude um diferencial no trabalho em combate às drogas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 18/7/2013
- 15h04min
Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) apresentou na manhã de hoje (12) o Programa Atitude no Encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente, no município de Santa Cruz do Capibaribe. O evento foi em alusão aos 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Na ocasião, Laura Gomes fez uma explanação sobre o Programa Atitude que faz parte do eixo de prevenção ao uso de drogas do Pacto Pela Vida e que o mesmo passou a ser considerado a principal ferramenta do poder público estadual no enfrentamento/atendimento a problemática dos usuários que freguentam o programa e seus agravantes. Atualmente, o serviço beneficia usuários de crack e outras drogas nas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, Caruaru, no Agreste, e Floresta, no Sertão do Estado.
Atitude Acolhimento e Apoio
Consiste na categoria de casa de passagem, com funcionamento 24h, sendo um espaço de acolhimento a usuários de drogas e os seus familiares. A capacidade é de 30 atendimentos durante o dia e 10 no período da noite.
Atitude Acolhimento Intensivo
É um espaço de proteção integral intensivo 24h para usuários de drogas com vínculos familiares e comunitários rompidos, cujo tempo de estadia varia de 1 (um) a 6 (seis) meses de acordo com o perfil do usuário. A unidade possui capacidade de atender 30 pessoas.
Atitude nas Ruas
Objetiva a intervenção psicossocial e socioassistencial junto aos usuários de drogas, em especial àqueles em situação risco, de forma itinerante em espaços não convencionais (praças, escolas, bares, ruas e comunidades). Três carros amplos com uma equipe composta por psicólogos, assistentes sociais e educadores realiza o atendimento nas principais comunidades da região. Cada unidade móvel acompanhará 50 pessoas.
Aluguel Social
Tem a proposta de disponibilizar moradia alugada ou acolhimento em repúblicas para os usuários, após o período de superação da crise durante a recuperação. A iniciativa deve contemplar 100 usuários inicialmente, além de seus entes mais próximos. A permanência máxima na casa é de 6 meses.
O encontro Nordestino do Sistema de Garantia de Direito da Criança e do Adolescente que conta com apresentações culturais, palestras, mesa de debate, exibição de documentário, acontece até amanhã (13).
