Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Vida Nova qualifica jovens em Petrolina

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 07/12/2011
  • 16h18min

Em parceria com a Prefeitura de Petrolina, o Programa Vida Nova da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos iniciou nesta terça-feira (06), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, a segunda etapa da qualificação profissional no Centro da Juventude da cidade. Ao todo, 200 jovens em situação de vulnerabilidade social e risco estão sendo beneficiados com cursos nas áreas de Mecânica de Automóveis, Mecânica de Motos, Panificação e Confeitaria, Refrigeração e Assistente Administrativo.

Com a iniciativa, a SEDSDH propicia aos jovens a possibilidade de vivenciar a rotina de um profissional da área escolhida, com ajuda de instrutores e maquinários específicos do Senai. Antes, eles abordaram temas como família, trabalho em grupo, comunicação, identidade, cidadania, autoestima, sexualidade e projeto de vida. As etapas fazem parte do conteúdo pedagógico do Vida Nova.

Segundo Laura Gomes, para participar do programa é preciso ter entre 16 e 29 anos e está em situação de vulnerabilidade social. Ela explicou ainda que os jovens que foram vítimas de negligência, abandono, maus tratos, violações físicas ou psíquicas, discriminações sociais e transgressões dos direitos humanos têm prioridade no processo de qualificação profissional.

A idéia do Vida Nova é estimular o retorno escolar e à permanência no ensino formal, bem como a reintegração familiar e comunitária, a partir da valorização de suas experiências de vida como fator de transformação pessoal e coletiva.

Números – Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos coordena 21 Centros da Juventude no Estado. Sob a gestão pasta (execução direta), apenas o CJ de Santo Amaro, no Recife. Os outros 20, são geridos por meio de cofinancialmento, ou seja, com a contrapartida do município. Há CJ em Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Brejo da Madre de Deus, Camaragibe, Camocim de São Félix, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa de Itaenga, Olinda, Petrolina, Recife, Salgueiro, São Caetano, São José do Egito, São Lourenço da Mata e Tuparetama. No CJ de Santo Amaro, são atendidos 500 jovens, em dois turnos. Nos demais, são atendidos 2.520 jovens.

-->