Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto Camarote da Acessibilidade tem nova etapa em Belo Jardim

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 05/10/2011
  • 17h02min

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, está realizando nova etapa do Projeto Camarote da Acessibilidade, desta vez na cidade de Belo Jardim. As atividades acontecem de quinta (06) a sábado (08), no pátio de eventos Nivaldo Jatobá, no centro da cidade, e estão dentro da programação do 11º Festival de Artes e Cultura do Agreste, Jardim Cultural.

Com a iniciativa, Laura Gomes, secretária da SEDSDH, leva para Belo Jardim mais um camarote totalmente adaptado para as pessoas com deficiência, com rampa de acesso, banheiros químicos0, sinalização em braille, serviços de intérpretes de Libras e áudio descrição. Nele, será possível acompanhar todos os shows do festival, além de participar de oficinas de inclusão e acessibilidade.

Os interessados podem se dirigir a Casa dos Conselhos do município (Av. Deputado José Mendonça Bezerra, 17, Centro) ou ligar para o número (81) 3726-3013 e realizar o cadastramento para ter acesso ao camarote. O projeto também vai abrir espaço para pessoas de outros municípios como Pesqueira, Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una.

Com a experiência das atividades realizadas no Galo da Madrugada, Paixão de Cristo, São João de Caruaru, Festival de Inverno de Garanhuns e Festa da Estação de Gravatá, Laura Gomes vem se destacando junto aos municípios pernambucanos por desenvolver um modelo de atividade parceira que faz do Camarote um espaço educativo, que trabalha a superação de preconceitos e a garantia de direitos.

Ela acredita que a bandeira da acessibilidade, resgata vidas, eleva auto-estima e deve ocupar todos os espaços. Laura informa ainda que o projeto prioriza a realização de oficinas educativas com crianças com deficiência, educadores e familiares, como a que seleciona cartazes sobre a garantia de direitos das pessoas com deficiência, para premiação de concurso estudantes da rede municipal de ensino. 

São parceiros do trabalho: Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos ( SEAD),

Prefeitura de Belo Jardim, Secretaria de Cultura, Turismo e Paisagismo e Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência (Comudebeja) e de Defesa dos Direitos dos Idosos (Comdiri).

 

Mais detalhes sobre atividade educativa do Projeto:

OFICINA DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE

– Oficina de Áudio Descrição – 08.10.11 (Sábado)

Carga horária: 03h

Horário: 09h00 às 12h00

Local: ( Pátio de Eventos – Belo Jardim – Auditório)

Público-Alvo: Educadores,  profissionais liberais, estudantes, pessoas com deficência visual e familiares de pessoas com deficiência

 

Conteúdo: História da Áudio Descrição, Legislação, Princípios da Técnica, experiências em filmes, ações realizadas em Pernambuco, perfil profissional do áudio descritor e do consultor em áudio descrição, referências de textos e cursos de formação na área.

 

Objetivo: Divulgar noções básicas da técnica e da profissão de áudio descrição, como ferramenta de acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência visual.

Facilitador: Paulo Vieira – Mestrando em educação – UFPE, Áudio Descritor.

Festival de Arte e Cultura, Jardim Cultural – Durante os três dias de festa grandes nomes da música devem passar por Belo Jardim, entre eles: Margareth Meneses, Banda Calypso, Garota Safada, entre outras.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 6 

Maracatu Belos Tambores

Eduardo Melo e Banda

Detonautas do Forró

Garota Safada

Forró dos Árabes

Sexta-feira, 7

Laços de Mel

Ed Carlos Multicultural

Banda Calypso

Forró dos Firmas

Sábado, 8

Lata Orgânica

Gerlane Lopes

Margareth Meneses

Patusco

-->