Rede de Cidadania realiza palestra em Jaboatão dos Guararapes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 21/7/2015
- 14h51min
Para encerrar a semana de comemorações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) sobre os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o Programa Governo Presente realizou, na manhã desta sexta-feira (17), uma roda de diálogo com o tema “O ECA e a Educação no Contexto dos Direitos e da Responsabilização”. A secretária executiva do Sistema Socioeducativo e Fortalecimento dos Conselhos, Lidyane Lopes, falou sobre os direitos e deveres do Estatuto para 70 alunos e pais da Escola Jose Neves Filho, em Prazeres.
Participaram da ação Olívia Soares, secretária executiva de Articulação Social, junto com a equipe técnica do Governo Presente e a equipe do Programa Atitude nas Ruas de Jaboatão dos Guararapes, que encerrou o evento com uma esquete teatral. Em outra sala da escola, alguns alunos recebiam orientações sobre o combate à violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha, com Karane Alves, da Executiva de Mulher da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
Ao longo de toda semana, os estudantes do bairro de Prazeres assistiram palestras em outras quatro escolas do bairro. As ações desta semana foram articuladas pela Estação do Governo Presente de Jaboatão, localizada no bairro de Cajueiro Seco, cuja coordenadora é Edjane Paiva. Segundo ela, a semana teve uma avaliação positiva dos diretores das escolas, que desejam continuidade durante todo o ano. “A Rede é um momento de conscientização dos jovens. O tema mais solicitado pelas escolas foi prevenção à violência, dificuldade enfrentada tanto no ambiente escolar, quanto com familiares de alunos”, explicou.
As atividades da semana serão concluídas neste sábado (18), com um mutirão de serviços gratuitos na Escola Estadual Supervisora Miriam Seixas, em Prazeres. Coordenada pela Executiva de Articulação Social, a Rede de Cidadania é a ação social do Programa Governo Presente, executada em conjunto com a Prefeitura de Jaboatão, secretarias estaduais e outros parceiros públicos e privados. O objetivo é a garantia de direitos e cidadania às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
