Reeducandas de Buíque confeccionam fantasia
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 27/1/2012
- 16h14min
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Executiva de Ressocialização, órgão responsável pela administração do sistema penitenciário de Pernambuco, será representada hoje, 27, às 17h, pelo 5º ano consecutivo, na eliminatória do Baile Municipal do Recife, na categoria “Fantasia Originalidade”.
No evento que acontecerá no buffet Porto Fino, localizado no bairro de Casa Forte, a reeducanda Silvânia da Silva Cordeiro, 28 anos, mãe de 2 filhos, recolhida na Colônia Penal Feminina de Buíque, no Agreste do Estado, por tráfico de drogas, vai desfilar apresentando a fantasia sob o título “Em uma mulher não se bate nem com uma flor”. Se for classificada, participará do 48º Baile no próximo dia 11 de fevereiro, no Chevrolet Hall.
Silvania fala da importância da participação da Colônia e das reeducandas em eventos populares como este: “Isso mostra à população que não estamos ociosas e podemos participar de todo tipo de competição fora das grades, competindo de igual para igual, quero agradecer a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, pela oportunidade de poder sentir respeitada”.
A peça foi confeccionada na própria unidade prisional, com a assinatura do estilista Paulo Medeiros, que contou com uma equipe de 30 detentas na construção da fantasia toda em material artesanal, tecido, arame, cola, jornal, palha, plástico, tintas, linhas, pedraria, glitter e flores desidratadas, retratará a violência sofrida pelas mulheres.
Laura Gomes fala da importância de incentivar o poder criativo das privadas de liberdade. “A Secretaria a qual dirijo, tem buscado oferecer capacitação em todos os sentidos, e um deles é o artesanato como gerador de emprego e renda, e consequentemente a ressocialização, que é a nossa meta na área do Sistema Prisional”.
A Colônia Penal Feminina de Buíque funciona sob regime fechado e semiaberto, conta com uma população de 443 reeducandas, para 111 vagas.
