São Lourenço da Mata recebe Centro de Referência Especializado na Assistência Social
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 15/5/2013
- 16h40min
Com objetivo de atender a população que se encontra em vulnerabilidade social e risco, além de oferecer serviços especializados às pessoas que estão com seus direitos violados. Laura Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, acompanhada do prefeito Ettore Labanca, entregou no município de São Lourenço da Mata, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) Regional Metropolitana Sul.
O CREAS é uma unidade pública de prestação de serviços especializados, de média complexidade caracterizado como a porta de entrada da Gerência de Proteção Social Especial de Média Complexidade, que está ligada a SEDSDH. Todos os serviços são destinados às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social. Essas pessoas são vítimas de violação de direitos, onde os vínculos sociais estão fragilizados ou rompidos.
Segundo Laura, no equipamento social serão disponibilizados serviços especializados; enfrentamento à Violência Contra Criança e Adolescente (Com foco em crianças, adolescentes e familiares no contexto de violência sexual); acompanhamento de Medida Sócio-educativa em meio aberto (Com foco em adolescentes/jovens em cumprimento de medidas como: Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade; aproximação de Rua (Com foco em crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de rua); monitoramento de Presença do Trabalho Infantil (Com foco em crianças e adolescentes em situação de trabalho); atenção à Pessoa Idosa (Idosos vítimas de maus tratos e/ou negligência); atenção à Pessoa com Deficiência (Com foco em deficientes); atenção à Mulher Vítima de Maus Tratos (Com foco em mulheres vítimas de qualquer tipo de violência).
A unidade do CREAS Regional do Metropolitano Sul fica localizada na Av. Rua José Maranhão, 104. Esse espaço irá beneficiar não só o município de São Lourenço da Mata, como também, 7 municípios, além de São Lourenço, Camaragibe, Cabo, Moreno, Ipojuca, Recife e Jaboatão dos Guararapes. No CREAS a população será atendida por uma equipe capacitada de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados, terapeutas ocupacionais, educadores sociais, e uma equipe de apoio com auxiliar administrativo, vigilantes, motorista e serviços gerais para trabalhar no atendimento. A meta a ser realizada é de 400 atendimentos/mês em diversas áreas.
Para a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Lioniza Santos, o objetivo do nosso trabalho, especialmente aqui onde vai acontecer a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, é a prevenção, com foco em todos as formas de violação de diretos decorrentes de discriminação, submissão a situações que provocarem danos, impedindo o cidadão de usufruir do bem estar, bem como fortalecer as ações e serviços de proteção social especial de média complexidade na esfera estadual. “É um dever de todos nós, Estado e Sociedade Civil, trabalhar para o bem social das pessoas que sofrem violações de seus direitos”, ressaltou.
Estiveram presentes na solenidade secretários da assistência social dos 7 municípios beneficiados.
