SDSCJ apoia eventos em homenagem ao dia 18 de maio
NOTÍCIAS- 18/5/2016
- 17h01min
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, comandada pelo secretário Isaltino Nascimento, através da Secretaria Executiva de Assistência Social e da Secretaria Executiva de Políticas para Criança e Juventude, está apoiando diversos eventos relacionados ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os eventos são promovidos por diversos órgãos e entidades.
Amanhã (18), no Recife, será realizada uma caminhada com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. A concentração será no Parque 13 de Maio, às 15h. Também amanhã, no município de Brejo da Madre de Deus, e na próxima sexta-feira (20), em Ribeirão, serão realizados seminários para toda a Rede de Proteção Local. O objetivo é dialogar sobre a temática da Violência Sexual contra crianças e adolescentes, bem como discutir fluxos e intervenções locais.
As atividades diversas se destinam a mobilizar a sociedade e o poder público em relação à proteção integral das crianças e dos adolescentes vitimados pela violência sexual. E também incentivar as denúncias nas mais diversas situações de violação de direito.
O público alvo são profissionais da assistência social, da educação, da saúde e demais atores que compõe o SGD, como conselhos tutelares e de direitos, polícia, guarda municipal entre outros.
HISTÓRICO – No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu, seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
