Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mês da Consciência Negra terá programação especial no Estado

NOTÍCIAS
  • 04/11/2020
  • 10h01min
Novembro mês da consciência negra. Fortalecimento da negritude pernambucana. Acompanhe a programação durante todo o mês nos perfis da SDSCJ

SDSCJ debate políticas públicas para negras e negros de Pernambuco

No mês da Consciência Negra comemorado em Novembro a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) por meio da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social (SEPDS), e a Secretaria de Juventude e a Coordenadoria de Igualdade Racial terá uma programação especial. O tema escolhido este ano foi “Ona Agbon- Caminho da Sabedoria. Um diálogo dos negros para a sociedade na década afrodescendente”.

Todas as quartas-feiras do mês haverá diálogos com personalidades negras, com as temáticas de Educação, Direitos Humanos, Juventude, Mulheres e LGBTQI+ , Desenvolvimento Social da População Negra. Os encontros serão abertos ao público, a partir das 16h, via plataforma Zoom. https://us02web.zoom.us/j/84984487072

“Discutir políticas públicas para a população negra é primordial para construção de uma sociedade antirracista, justa, e com igualdade social. Como Estado, devemos garantir os direitos das negras e negros em todas as áreas e assegurar a equidade de condições sociais para todas e todos”, lembra o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes.

Dia da Consciência Negra (20 de Novembro) – Foi criado em 2003 como data comemorativa apenas no calendário escolar. No entanto, em 2011, em decorrência da pressão de negras e negros do Brasil, a data passou a fazer parte do calendário nacional (lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011), inclusive sendo feriado em alguns municípios O dia ganhou uma dimensão maior tendo comemoração alusiva durante todo o mês.

O 20 de novembro faz referência a Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. A data se tornou símbolo de luta para a população afrodescendente no país contra opressão, racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afrobrasileira. Além disso, deu protagonismo para o espaço de fala em fóruns, debates e outras atividades nacionais.

A Assembléia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a década Internacional de Afrodescendentes. Sendo assim, a comunidade internacional reconhece que os povos afrodescendentes representam um grupo distinto cujos direitos humanos precisam ser promovidos, protegidos e preservados.

Confira a programação completa: 16h às 17h30

Dia 04/11- Temática Educação/Étnico Racial- https://us02web.zoom.us/j/84984487072
Mediador- Arnaldo Filho (Professor; Assessor de Políticas Sociais – SEPDS, Graduado em Pedagogia, Pós em Psicopedagogia – UVA-C, Coordenador de Articulação MNU-PE)

Josebias Santos (Coordenador do Fórum de Educação e Diversidade étnico-racial de Pernambuco, Professor de História da Rede Estadual de Ensino, Especialista em Promoção da Igualdade Racial na Educação da Fundação Joaquim Nabuco; Coordenador da Unidade de Educação das Relações Étnico-Raciais (Secretaria de Educação de Pernambuco)

Marília Oliveira- (Gestora da Escola Municipal Reitor João Alfredo; Graduada em Ciências Biológicas pela UFRPE; Especialização em Ecologia e Meio Ambiente; Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar e Mestra em Gestão e Politicas Ambientais UFPE)

Adriana Demétrio Dias da Silva- (Professora da Escola Municipal Professora Almerinda Umbelino de Barros; Graduada em Letras/Inglês; Especialista Gestão e política para Juventude e coordenação Pedagógica)

Juliana Pereira- (Gestora da Escola Municipal Divino Espírito Santo; Graduada em Pedagogia -UNICAP; Especialista em Gestão e R.H. na Educação pela FAFIRE e Mestra em linguagem e Ensino -UFPB)

Outros Encontros:
Dia (11/11)- Temática Mulheres e LGBTQI+
Dia (18/11)- Temática Juventude Negra e Direitos Humanos
Dia (25/11)- Temática Desenvolvimento Social da População Negra

-->