SDSCJ instala Fórum de Prevenção Social no Litoral Norte
NOTÍCIAS- 18/8/2017
- 16h26min
A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para o Desenvolvimento Social, instalou, na manhã desta sexta-feira (18/08), o Fórum Regional de Prevenção Social (FRPS) do Litoral Norte de Pernambuco. O evento ocorreu nas dependências do Veloz Futebol Clube, no município de Itapissuma.
O Fórum será responsável pela discussão, formulação e execução de ações de prevenção social para o combate à criminalidade, bem como incentivar a cultura de paz na região. Foi instalado em articulação com seis municípios: Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itapissuma, Itamaracá e Araçoiaba.
“A intenção é, a partir da realidade de cada município, discutir ações de prevenção à violência e o incentivo à cultura de paz. É importante a participação dos municípios e da população, dando sugestões e apontando saídas, além de identificar ações e programas do Governo Paulo Câmara que podem ser fortalecidos no combate à criminalidade”, disse o secretário executivo de Políticas para o Desenvolvimento Social da SDSCJ, Yves Ribeiro.
O evento contou com a presença de representantes da SDSCJ, secretarias estaduais de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Defesa Social (SDS); do comando do 17º Batalhão General Abreu e Lima (17º BPM), das prefeituras e Câmaras de Vereadores dos seis municípios participantes do Fórum, representantes de associações, lideranças comunitárias e população.
Prevenção – O secretário de SDSCJ, Roberto Franca, foi representado pela secretária executiva de Articulação Social (Seart), Anelena Almeida, que foi uma das expositoras do evento. Ela falou do papel da SEART e do Programa Governo Presente de Ações Integradas para a Cidadania, como indutores da garantia de direitos aos públicos mais vulneráveis e o fomento à cultura de paz nos territórios.
Durante a sua apresentação, Anelena Almeida também citou o empenho da SDSCJ no incentivo à criação de núcleos municipais de prevenção e combate à violência, a exemplo dos que já funcionam em Olinda, Moreno, Surubim e Caruaru. “Os municípios do Litoral Norte podem se integrar nesse esforço de enfrentamento à violência e o Programa Governo Presente será um grande parceiro, repassando a sua metodologia de prevenção, mediação de conflitos e incentivo à cultura de paz”, afirmou.
“O programa Pacto Pela Vida Governo é uma ação permanente de combate à violência em Pernambuco. A SDSCJ trabalha com as ações de prevenção e agora também queremos os municípios contribuindo com ações preventivas”, complementou Yves Ribeiro.
