Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SDSCJ realiza Dialoga Lésbica no Centro de Artesanato

NOTÍCIAS
  • 01/9/2016
  • 13h40min

Programado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude para acontecer no Dia da Visibilidade Lésbica, neste 29 de agosto, o ‘Dialoga Lésbica’ aconteceu na tarde desta segunda-feira, no auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco. O ato foi formatado pela Secretaria Executiva de Segmentos Sociais da SDSCJ, através da Coordenadoria LGBT da Pasta, com o propósito de debater as questões relacionadas exclusivamente às particularidades do universo das mulheres lésbicas e bissexuais (LB), sob diversas questões apresentadas em roda de diálogo, durante a ação. 

O secretário Isaltino Nascimento, comandante da SDSCJ, compareceu ao evento e destacou a oportunidade do momento estar sendo viabilizado com o apoio do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o compromisso do Estado com a política LGBT. “Além de estarmos fazendo uma chamada para o ‘Setembro da Diversidade’, estamos aqui para fazermos a escuta das pessoa presentes, a fim de contribuir com a construção do Primeiro Plano Estadual LGBT, que lançaremos em breve, através das ideias que o segmento tem nos apresentado em momentos como este e que só acrescentam em nossa proposta para este plano e que será lançado no próximo setembro”, vibrou o secretário. 

O Plano Estadual LGBT é o primeiro desenvolvido para o Estado de Pernambuco e tem participação ativa de integrantes dos movimentos LGBT, organizações, instituições, coletivos deste recorte social.  

Sobre a importância de ações como esta para o público LB, a porta-voz do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Estado (COMLES), Rivânia Rodrigues, ressaltou que, em 20 desde a realização do seminário que estabeleceu o dia 29 de agosto como Dia da Visibilidade Lésbica, há avanços pelos quais se deve comemorar. “Ainda há muito a percorrer. Porém, avançamos do ponto de vista dos direitos humanos, em participação de conferências de mulheres; Pernambuco contava apenas com uma assessoria para tratar deste público. Agora, tem uma coordenadoria, na SDSCJ; o governo de Pernambuco tem compromisso conosco e nos insere como sujeito político. Com isso, passo a passo, vamos construir um Pernambuco sem lesbofobia. Para tanto, também contamos com o empenho do secretário Isaltino Nascimento, que nos respalda através do diálogo, ideias e participação social.” 

Através de parceria da Secretaria Estadual de Saúde com a SDSCJ, também, foi anunciado o lançamento da campanha ‘Se Você é Lésbica a/o Profissional de Saúde Precisa Saber’, onde a proposta é conceiturar as especificidades das mulheres lésbicas e bissexuais, para que a saúde deste público tenha uma atenção a contento das necessidades. “A campanha tem o propósito de conscientizar as/os profissionais de saúde para as diferenças no atendimento deste público, para que cheguemos o mais perto possível da cobertura total deste tipo de atendimento”, explicou Rivânia. 

Também estiveram presentes ao evento Humberto Antunes e Jair Brandão, pela Secretaria Estadual de Saúde; a secretária estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro; Elizabeth Gondim, pela 

Secretaria da Mulher do Recife; Luciana Silva, da Gerência de Livre Orientação Sexual; Irene Freire, representante da União Nacional LGBT – UNA/PE; além de Írir Freitas, da Coordenadoria LGBT da SDSCJ e a integrante da Comissão da Mulher da Alepe, Micheline Américo.  
Homenagem – No evento, uma homenagem à ativista do movimento de lésbicas no Estado de Pernambuco e servidora da saúde, Sony Santos foi concedico, in memorian,  e recebido por sua companheira, Fátima Caio, com uma placa simbolizando a representatitividade de Sony na luta e defesa dos direitos da mulher lésbica. 

-->