SEAD capacita polícias da Polícia Militar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 24/1/2014
- 17h18min
Com o objetivo de capacitar os policiais da Companhia Independente de Policiamento com Moto (CIPMoto), comandada pelo Major Renan, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDSDH, por meio da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência – SEAD, firmou parceria com a Polícia Militar de Pernambuco para qualificar os policiais daquela companhia como abordar uma pessoa com deficiência.
Representando Bernardo D’Almeida, secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rose Maria Santos, superintendente estadual de Apoio à Pessoa com deficiência, falou que, de acordo com dados do IBGE, a população de Pernambuco inclui 2.400.000 pessoas com deficiência e apresentou os paradigmas estabelecidos na Convenção da ONU, segundo a qual não existem pessoas deficientes. Deficientes são os lugares que não tem acessibilidade e as pessoas despreparadas para atender as pessoas com deficiência.
Um equipe técnica da SEAD falou de como deve ser a convivência com as pessoas com deficiência seja visual, física, intelectual, mental ou auditiva. A assistente social, Renata Maia, que tem deficiência motora, o coordenador de Articulação e Saúde Edmilson Silva, cadeirante, e o instrutor da Linguagem Brasileira de Sinas – LIBRAS, Alan Godinho, deficiente auditivo, ensinou aos policiais os sinais em LIBRAS que representam comandos básicos usados nas abordagens à pessoas surdas como PARE, MÃOS NA CABEÇA e outros. Já Paulo Fernando representou o segmento da pessoa cega.
“A experiência está sendo muito boa. Estamos aprendendo a interagir com a pessoa com deficiência. Nossa unidade está no front e tem muito contato com este público. As orientações são importantes e vão ser também para a sociedade, porque a partir de agora somos multiplicadores”, avaliou 1º tenente Nick Erle Miranda Dantas, responsável pela parceria.
