SEAD participa da articulação da criação do Fórum de Gestores
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 21/3/2014
- 15h11min
Gestores de órgão ligados à pessoa com deficiência se reuniram nesta quinta-feira (20/3) na sede da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para tratar da criação do Fórum Estadual de Gestores da Política da Pessoa com Deficiência. Na ocasião, a superintendente da SEAD, Rose Maria dos Santos, representou Bernardo D’Almeida, secretário da SEDSDH.
Por determinação do secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Moraes, foi criado a instância de discussão, com finalidade de monitorar as ações desenvolvidas pelos municípios no que tange à pessoa com deficiência, além de estar prevista na Convenção da ONU que trata da Pessoa com Deficiência. “Viabilizar a criação de um fórum tendo o apoio do governo do Estado será um passo histórico. Precisamos trocar experiências uns com os outros e com o Estado que tem um órgão específico coordenando as políticas (SEAD)”, avaliou Antônio Muniz da Silva, gerente da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência de Jaboatão dos Guararapes.
“Pernambuco sempre fez história em relação às políticas voltadas para pessoa com deficiência. É importante compartilhar as iniciativas desenvolvidas nos municípios para que as ações possam servir de exemplo para os outros. O fórum vai ajudar nisso”, afirmou Domingos Sávio, coordenador da Pessoa com Deficiência de Igarassu.
Durante o encontro, os gestores traçaram as linhas básicas que deverão servir de norte para a elaboração de uma carta de princípios a ser discutida em um seminário pré-agendado para o dia 30 de abril. Na ocasião será lançado o fórum e representantes dos 185 municípios de Pernambuco para que os mesmos sejam convidados a integrarem o debate e aderirem ao fórum.
Também participaram da reunião José Iremar de Morais Junior, chefe de Divisão da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Moisés Barros, assessor de acessibilidade Secretaria de Turismo e Cultura de Ipojuca; Paulo Fernando, gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência do Recife; e Sérgio Diego França, superintendente de Assuntos Relativos à Pessoa com Deficiência de Bezerros.
