Secretário debate o problema das drogas com o arcebispo de Olinda e Recife
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 11/2/2011
- 18h08min
Como presidente do Conselho sobre Drogas (Cepad), o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco, Roldão Joaquim, encontrou-se com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, ontem (3), no Palácio dos Manguinhos, para trocar experiências e definir metas para deter o avanço de substâncias psicoativas no Estado.
Estiveram presentes no encontro, o secretário e presidente do Cepad, Roldão Joaquim; o vice-presidente do Cepad, Carlos Veras; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco, Francisco Pedrosa; o representante do Ministério Público de Pernambuco, José Correia, e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Nélio Fonsêca.
Roldão Joaquim relatou a proposta do conselho sucintamente e alertou aos presentes, afirmando que a droga está presente em “todos os tecidos sociais”, inclusive nas igrejas e escolas. “O que nos preocupa, inclusive, é que essas substâncias não só existem na área urbana, mas, estão existindo na área rural.” E justificou a relevância de o conselho se coligar à Igreja para combater o problema: “O Cepad está preocupado em verificar um ponto comum de atuação com a Igreja, a qual poderá opinar, e que sugestões podemos trazer, sobretudo levando em conta a estrutura das igrejas, paróquias e associações”.
O arcebispo relatou as experiências que teve quando viajou ao interior do Ceará e quando implementou uma Fazenda da Esperança, conhecido centro que trata dependentes de drogas, dando apoio psicológico e espiritual. “Estive em Sobral – CE, nas minhas visitas pastorais, e onde eu chegava, nos pequenos municípios e comunidades, eu ouvia os comentários de que a droga já estava presente. Diante disso, juntamente ao conselho da diocese, levamos para a cidade uma experiência excelente: a Fazenda da Esperança”. Fernando Saburido aproveitou e agradeceu a presença do secretário “para tratar desse problema que exige muita urgência”.
O secretário Roldão fez questão de remarcar outra reunião, ainda sem data definida, com o arcebispo, com o objetivo de traçar planos sobre como o Conselho sobre Drogas e a Igreja Católica vão poder criar maneiras de tratar o problema em Pernambuco. “Estamos dispostos a ajudar, participar, discutir e implementar o Programa. O próprio governador de Pernambuco nos orienta que a Política sobre Drogas deva nascer da nossa ‘provocação’”, afirmou Roldão.
CEPAD – O Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, do Governo do Estado de Pernambuco, é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos SEDSDH, tendo o secretário da pasta, Roldão Joaquim dos Santos, como presidente. O conselho é formado por 22 titulares e 22 suplentes, sendo um total de 44 membros governamentais e não-governamentais. Os conselheiros se reúnem toda primeira quinta-feira do mês.
