Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretário participa de audiência pública no Dia da Consciência Negra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 23/11/2015
  • 15h29min

O Dia Nacional da Consciência Negra em Olinda foi marcado, nesta sexta-feira (20), por uma audiência pública, realizada na Câmara de Vereadores. O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, foi um dos palestrantes: fez o resgate da trajetória e uma reflexão das lutas do negro no Brasil, desde o processo do tráfico negreiro, no século XVI, passando pelo processo abolicionista e as teorias do racismo científico, até os dias atuais.

Isaltino lembrou que o Mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos de morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695-2015) e que o dia 20 de novembro foi instituído como Dia Nacional da Consciência Negra.

“Este é um dia de reflexão importante, para as lutas que ainda teremos pela frente, mas também para relembrar os vários marcos estratégicos de conquistas ao longo dos últimos anos”, disse o secretário. Ele também ressaltou a necessidade de a população negra se manter otimista, condição fundamental para o empoderamento da juventude no processo de luta.

Aos presentes, o secretário também registrou a criação, no início deste ano, na sua gestão à frente da SDSCJ, da Secretaria Executiva de Segmentos Sociais (SESS), que tem o objetivo de promover, coordenar e fomentar políticas de defesa dos direitos humanos e fazer a interlocução entre os movimentos sociais.

Eventos – Ele também convidou os participantes a comparecerem, no próximo dia 26, no Palácio do Campo das Princesas, à solenidade de lançamento do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, da assinatura dos decretos que instituem o Grupo de Trabalho para construir o Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e o que cria a Medalha Solano Trindade, para homenagear, anualmente, cinco personalidades com militância e serviços prestados à causa. Neste dia, o governador Paulo Câmara também irá empossar os dirigentes do Fórum de Gestores da Política Estadual de Igualdade Racial (Fogepir).

Outro convite foi para participação, na manhã do dia 30 de novembro, de uma audiência pública que acontecerá no auditório do Cefosp (Boa Vista – Recife), com a Comissão Estadual da Verdade, que irá discutir "Violação dos Direitos à Religiosidade de Matriz Africana durante a Ditadura Militar.

A audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Olinda também teve como palestrante a professora de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), Ana Cristina Fonseca. Estiveram presentes estudantes da Facho e da Faculdade de Olinda (Focca), representantes do Comitê Nacional de Respeito à Diversidade Religiosa, Movimento Negro Unificado (MNU), Movimento Encrespa Geral, Fórum da Juventude Negra (Forjune), Associação dos Idosos de Ouro Preto e da União das Associações e Conselhos de Moradores de Olinda (Unacomo).

-->