SEDSDH finaliza o monitoramento dos equipamentos sociais no estado
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 23/8/2013
- 16h11min
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Monitoramento e Avaliação – GMA finaliza o monitoramento realizado nos equipamentos sociais do estado, iniciado em janeiro deste ano. Essa ação tem por objetivo coletar dados para fortalecer e aprimorar as atividades da assistência social já existentes em Pernambuco.
Durante esses oito meses, 10 técnicos sociais aplicaram mais de 2.000 questionários nas 12 Regiões de Desenvolvimento. Os dados coletados no monitoramento serão analisados e avaliados pela equipa da GMA para posteriormente serem encaminhados aos municípios com as considerações necessárias. Esse trabalho tem o intuito de melhorar e aprimorar as ações da política de assistência social que os municípios estão desenvolvendo. Além disso, os dados permitirão a análise dos indicadores para a melhoria da atuação dos gestores municipais de assistência social e do desempenho das políticas, dos programas e serviços.
Ana Célia Farias, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social destaca a importância de realizar esse monitoramento no estado. “ Os resultados do monitoramento serão apresentados em cada uma das regiões do estado, em seminários entre os meses de setembro e novembro deste ano. Nesse momento cada gestor municipal receberá um relatório com os principais pontos obtidos em seus municípios e as recomendações para a melhoria necessária nos programas, equipamentos e nos benefícios monitorados”, ressaltou.
Já para a gerente de monitoramento e avaliação, Ingrid Vier, esse é um trabalho importante, pois é uma das formas que o Estado tem para acompanhar as atividades desenvolvidas na área da assistência social. “O monitoramento é para que haja avaliação de como a política da assistência social está sendo trabalhada em Pernambuco”, declarou.
Os equipamentos sociais, programas e projetos que foram visitados, são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as Cozinhas Comunitárias, entidades do Todos com a Nota – Módulo Solidário, unidades do Programa Atitude, Benefício de Prestação Continuada – BPC, Centros da Juventude, Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente. Desta vez a ação também monitorou os Conselhos Municipais de Assistência Social e mapeou as entidades socioassistenciais da rede privada.
