Loading...

NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SEDSDH implanta Sistema de Controle Interno

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • 03/9/2014
  • 15h49min

Com o objetivo de manter uma gestão transparente e com garantia na estabilidade de normas, os secretários executivos de Coordenação da Gestão – SECOGE e da Controladoria Geral do Estado SECGE, respectivamente, Aureci Chaves e André Rodrigues estiveram reunidos hoje (03), na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos com técnicos para discutir os últimos detalhes da implantação do Sistema de Controle Interno – SCI. Esse sistema, que já existe a nível estadual, agora acontece internamente na SEDSDH é pioneiro entre as secretarias do Estado e tem foco no acompanhamento das atividades que se referem a custo, licitações, prestação de contas, a delegação de competência e definição de responsabilidades.

Segundo Aureci, a iniciativa tem o intuito de melhorar toda a parte administrativa da SEDSDH. “A nossa proposta é fazer com que exista um fluxo nas ações e atividades que são desenvolvidas na secretaria. Faremos também um trabalho preventivo, para que não tenhamos no futuro problemas a serem resolvidos. Iremos acompanhar mais de perto os processos licitatórios, o que entra e o que sai do almoxarifado, a qualificação adequada, o treinamento e o controle do departamento de Recursos Humanos”, declarou. Ela informou ainda que a coordenação ficará a cargo da Gerência de Controle Interno. Com isso, a SEDSDH aprimora suas ações atingindo os objetivos específicos que são as condutas legais e a preservação da ética do agente público. O controle interno funciona de forma integrada, fiscalizando atos administrativos, avaliando os resultados da gestão dos recursos públicos e adotando providências em caso de necessidade.

Já para André, o Sistema de Controle Interno é um modelo inovador e permite a interrelação, a integração e a complementariedade das ações. É com ele que observamos a legalidade, eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira, e patrimonial, mostrando que seu papel é exclusivamente técnico investigativo. “Nossa meta é implantar em cinquenta unidades, ou seja, nas Secretarias Estaduais e seus órgãos vinculados, de administração direta e indireta”, afirmou.

-->