SEDSDH no Carnaval
ÚLTIMAS NOTÍCIAS- 23/2/2012
- 16h05min
O Camarote da Acessibilidade localizado em frente à Igreja de Nossa Sra do Carmo, foi aberto oficialmente às 10h por Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, tendo como convidados especiais três campeões paraolímpicos pernambucanos Rosinha medalhista paraolímpica e parapanamericana em levantamento de disco e arremesso de peso radicada no Rio, Wandenberg Nascimento campeão brasileiro de basquete em cadeira de rodas radicado em São Paulo, que inclusive vai desfilar na Grande Rio em carro alegórico jogando basquete e Ivanildo Alves que já participou de cinco paraolimpíadas e é bicampeão mundial de natação. Cerca de 110 pessoas com deficiências auditiva, visual, intelectual e motora dançaram ao som da banda Banda Segnos, formada por noves cegos que animou o camarote no intervalo dos trios do Galo, cantou músicas carnavalescas.
O camarote contou com serviço de áudio descrição, intérprete de libras, transmissão via web pelo sudo Igor Costa, que documentou tudo e postou nos canais de comunicação mais utilizados pelos surdos que são o youtube e o facebook. O camarote foi todo adaptado com rampa, banheiro acessível e sala de higiene, além de um espaço de convivência chamado de Sertão ao Cais decorado com tema sertanejo, em homenagem a Luiz Gonzaga.
O Governo do Estado em parceria com prefeituras também teve Camarote da Acessibilidade nas cidades de Olinda, Bezerros e Vitória; a Ouvidoria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – SEDESDH pelo fone: 0800 081 4421 foi a grande responsável pelo sucesso de público no camarote.
Para o paraolímpico Ivanildo Alves, bi campeão mundial de natação, a iniciativa da SEDSDH em oferecer um camarote para os deficientes foi bastante significativa, pois deu a oportunidade para nós deficientes podermos estar incluindo nas folias de momo. “Muita coisa ainda precisa ser feito, principalmente em relação a acessibilidade na cidade, pois para chegar até aqui, o camarote, foi um sacrifício”, salientou.
Estiveram presentes representantes de todos os segmentos de deficientes. No local, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estavam fazendo operação no combate ao abuso e exploração da criança e do adolescente, além do Camarote da Acessibilidade, a ação também aconteceu em todo o percurso do Galo, como também nas cidades de Olinda, Bezerros e Vitória de Santo Antão.
As cantoras Cristina Amaral e Lia de Itamaracá foram as grandes atrações do trio de Direitos Humanos, que ao som da ciranda e muito frevo agitou o camarote da acessibilidade. Laura Gomes e Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos, estavam no trio que ao passar pelo camarote interagiram com as pessoas com deficiência.
Com o sucesso no Bloco Galo da Madrugada, o Camarote da Acessibilidade chegou pela primeira vez ao carnaval da cidade de Olinda. Domingo cerca de 70 pessoas com deficiência, seus familiares e autoridades marcaram presença no espaço. Sua finalidade foi garantir oportunidades de lazer para esse público e mostrar para produtores de eventos que essa é uma medida simples e sustentável.
A foliã, garanhuense, Roseli Souto, 53 anos, também festejou. " É muito importante para a gente com deficiência poder brincar com autonomia e segurança".
Já em Bezerros vestida com as cores da bandeira de Pernambuco, Laura Gomes recebeu pessoas com deficiência de muitos municípios da região,no camarote da acessibilidade que esteve lotado até o fim do tradicional desfile dos papangus. A iniciativa foi fruto da parceria entre a SEDSDH e a prefeitura do município.
Ao som de muito frevo, o policial militar Waldemar Carvalho, de 45 anos, estava animado. Ele que é cadeirante nunca tinha tido a chance de assistir ao desfile dos papangus. “A SEDSDH está tendo uma visão futura, porque essa iniciativa é de extrema importância, pois, antigamente, nós deficientes não tínhamos a oportunidade de brincar o carnaval. A realização deste camarote é uma forma de integrar as pessoas com deficiência a sociedade”, destacou.
O governador Eduardo Campos, que também esteve em Bezerros ao lado da primeira-dama Renata Campos, passou no Camarote da Acessibilidade para cumprimentar a secretária Laura Gomes e os foliões. Na oportunidade, ele destacou a importância do espaço para as pessoas com deficiência de Pernambuco. “Através da pasta comandada por Laura estamos dando oportunidade a quem jamais sonhou em assistir a um desfile dos papangus de Bezerros ou um Galo da Madrugada”, frisou.
Uma equipe de mais de 200 pessoas foi mobilizada para o plantão do carnaval, da SEDSDH num projeto inédito no Brasil. O tema central foi o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Também foi feito um trabalho educativo, sensibilizando foliões e principalmente ambulantes da área do Desfile do Galo, para denunciar violação de direitos e a Ouvidoria de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco, fez plantão especial de 24 horas, para garantir efetivo encaminhamento aos casos a serem registrados, em parceria com a SDS.
